Clientes podem acompanhar as remessas, reservas espaços e fazer reclamações
A Lufthansa Cargo desde janeiro deste ano disponibiliza a seus clientes o eClaims. Trata-se de um canal eletrônico que possibilita aos clientes fazer reclamações e registrar as chamadas “preliminary claims” – reclamações de responsabilidade civil preliminar – online, conferir o andamento do processo durante as 24 horas do dia e realizar reserva de remessas. Vale lembrar que para utilizar o serviço é preciso inscrever-se uma única vez por meio do portal de clientes http://eServices.lufthansa-cargo.com.
Segundo o gerente de Atendimento ao Cliente, Vitor Manhães, a novidade agiliza o contato dos clientes com a companhia aérea, uma vez que elimina a necessidade de uma chamada telefônica ou envio de e-mail. O executivo afirma que a receptividade ao lançamento é das melhores. “Temos 500 agentes de carga em nosso banco de dados e cerca de 50% já utiliza o canal eletrônico”, diz.
Manhães ressalta algumas vantagens. De acordo com ele, há maior disponibilidade por se tratar de um serviço 24 horas, velocidade no atendimento – as reservas são realizadas hoje em menos de um minuto, contra uma hora quando não utilizado o serviço – e acesso direto ao sistema, o que permite que os clientes visualizem os horários e espaços disponíveis nas aeronaves dando certeza, assim, de que sua encomenda será embarcada e enviada. “Em outras companhias não se vê em tempo real a capacidade disponibilizada”, garante.
Apesar de otimista e ter expectativa de aumentar o volume de negócios, o gerente não arrisca um número. Para ele, o importante neste primeiro momento é ter a preocupação de que o serviço será oferecido com qualidade.
O diretor de Global Sales Steering, Helge Krüger-Lorenzen, lembra que com a introdução dos eServices a companhia simplificou ainda mais seus procedimentos. “Nossos clientes se beneficiam não só com a maior rapidez nos procedimentos como com um padrão de qualidade e atendimento ainda melhores”, diz.
De acordo com a empresa, um número cada vez maior de clientes em todo o mundo utiliza os canais eletrônicos para reservar suas remessas de carga. Números da Lufthansa Cargo dão conta que em 2008 a companhia registrou globalmente 34% de reservas eletrônicas, número que deve chegar a 50% até 2011.