Tecnologia roteiriza e armazena informações sobre os principais trajetos para a elaboração de um plano preventivo de viagem
A Graber Rastreamento anunciou, no início da semana passada, a ampliação para as rodovias federais e estaduais da região sudeste do país do Sistema de Inteligência e Segurança em Ambiente Geográfico (SISAG) – projeto que mapeia e armazena informações sobre os principais eixos de transporte de qualquer região, para a elaboração de um plano preventivo de viagem, com a programação de horários e locais de saída, parada e chegada de frota. O serviço foi inaugurado no início de 2007 com cobertura apenas no estado de São Paulo.
O funcionamento é simplificado. Por meio de software desenvolvido pela Graber Rastreamento, as informações coletadas são disponibilizadas no Centro de Gerenciamento de Inteligência e de Segurança (CGIS) da Graber. O sistema conta com dados sobre os postos policiais, balança, lombadas eletrônicas, pontos de abastecimento e de apoio para pernoite de caminhoneiros, regiões com alta incidência de furtos e roubos, passarelas, pedágios, pontes, viadutos e postos fiscais. A partir do sistema, o CGIS elabora um plano de viagem mais seguro para o cliente.
De acordo com o CEO da Graber Rastreamento, Marcelo Necho, a ampliação foi realizada em doze meses. A expectativa, adianta, é investir mais no produto em 2009 a fim de levá-lo às demais regiões do Brasil. As ações, contudo, não foram divulgadas.
Entre as principais estradas mapeadas, estão as rodovias Ayrton Senna, Via Dutra, Fernão Dias, Bandeirantes, Anhangüera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Regis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes, Marechal Rondon, Washington Luís, BR 040, BR 393, BR 101, BR 116, BR 262, BR 153, BR 365 e BR 050.