MMOG/LE analisa o desempenho e a capacidade das funções de planejamento, logística e operações
A MWM International está implementando para todos os seus fornecedores o sistema de avaliação MMOG/LE (Materials Management Operations Guideline/ Logistics Evaluation). Segundo a empresa, o objetivo é melhorar o gerenciamento logístico e de materiais na cadeia de suprimentos da fábrica. Como fornecedora do setor automotivo, a companhia também desenvolveu um projeto para certificar suas operações segundo o sistema MMOG/LE.
O produto é um sistema de avaliação para a indústria automotiva resultante de uma iniciativa conjunta das associações Automotive Industry Action Group (AIAG), dos Estados Unidos, e Odette International, na Europa. O sistema pode ser utilizado por parceiros na cadeia de suprimentos como uma avaliação, ou entre parceiros de negócios como uma ferramenta de auditoria. O MMOG/LE permite a análise do desempenho e da capacidade das funções de planejamento, logística e operações, comparando os resultados obtidos com as melhores práticas da indústria.
A empresa informa que partir deste ano o sistema passa a ser um dos requisitos de avaliação para os fornecedores da MWM, substituindo um sistema próprio. O gerente de Planejamento e Logística da MWM International, Carlos Panitz, explica as metas do MMOG/LE. “Nosso objetivo é chamar a atenção e elevar a importância da consolidação de melhores práticas no âmbito de planejamento, logística e operações. O MMOG/LE pode contribuir para dar mais peso e visibilidade destas funções na organização”, afirma.
O gerente conta que algumas montadoras também já exigem o sistema. “Fizemos avaliação das práticas internas e atingimos nota máxima. Hoje, o reconhecimento do MMOG/LE em logística possui um peso equivalente aos certificados ISO para a área de qualidade”, ressalta.