O objetivo com a implantação do Navis é melhorar o controle operacional dos navios, pátios e gates
O Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) desde o dia 16 de janeiro conta com o auxílio do sistema operacional Navis em suas operações. Trata-se de um programa destinado ao controle, planejamento e execução da movimentação de contêineres que permite imprimir maior rapidez na transmissão de dados, abrangendo as operações dos navios, pátios e gates.
O trabalho de implantação e treinamento desta tecnologia envolveu mais de 300 profissionais e demandou seis meses. A transferência de dados do antigo para o novo sistema, de acordo com aferições realizadas no terminal, apresentou poucas interrupções durante as primeiras horas.
Algumas vantagens já são aguardadas. A idéia é de que o Navis proporcione uma otimização das operações, da utilização do pátio e do berço de atracação. Além disso, a meta é a de que a tecnologia controle os dados, aumente a segurança e a velocidade na troca de informações. A introdução do sistema tem como objetivo, ainda, permitir a interface com autoridades e órgãos intervenientes no monitoramento de contêineres, desde a chegada até a partida do porto, incluindo mudanças dentro ou fora do terminal.