A implementação das etiquetas inteligentes ocorrerá na fábrica de Indaiatuba e no centro de distribuição em Louveira, ambos no interior de São Paulo. A iniciativa faz da Unilever a primeira empresa da América Latina do ramo de higiene e beleza a operar com a tecnologia. Com o objetivo de prestar melhor serviço aos clientes, a Unilever espera garantir ganho potencial de 12% em produtividade na distribuição dos produtos da Divisão de Higiene e Beleza.
A partir de abril, serão etiquetados 1,5 mil paletes e instalados leitores de radiofreqüência em seis empilhadeiras. O projeto passará a operar desde a linha de produção em Indaiatuba até a expedição em Louveira. Para a empresa, o novo processo significa ganho de tempo no controle das mercadorias, otimização da mão-de-obra, precisão de informações e velocidade na expedição.
O projeto piloto dura até outubro, quando a Unilever fará uma avaliação dos resultados obtidos. "A idéia é levar a tecnologia para outras operações da Unilever", diz Leonardo Rubinado Fernandes, gerente de Projetos de Distribuição e Customer Service da empresa. Nesta fase de testes, somente os paletes serão etiquetados, o próximo passado é instalar as etiquetas inteligentes nas caixas dos produtos e, posteriormente, nos próprios produtos. Rubinato pontua que o a expectativa da empresa no Brasil com o uso da nova tecnologia é, no futuro, ter a visibilidade total da mercadoria desde a fábrica até o ponto de venda.
Parceria - De acordo com Leonardo Rubinato, a Seal foi escolhida como parceira da Unilever por ser capaz de integrar o atual sistema da empresa com a solução de etiquetas inteligentes padrão EPC (Código Eletrônico de Produto), utilizando a tecnologia RFID de 900 Mhz. É a única empresa que atende a todos os pré-requisitos exigidos pela Unilever para este projeto. A participação da Exel, de acordo com o profissional, "pode-se dizer que foi um passo natural pois a empresa é responsável por nossas operações logísticas em Indaiatuba e Louveira.