Projeto de reestruturação da empresa incluiu investimentos na mudança da sede e adoção de novos canais de venda
Iniciado em agosto de 2006, o projeto de reestruturação da Graber Rastreamento estabeleceu uma nova organização da empresa a partir das áreas macros de tecnologia, informação e serviços, que dão suporte às três operações especializadas de rastreamento de veículos, rastreamento em administração e frotas e rastreamento em gestão de segurança, além da definição estratégica da oferta de produtos e serviços.
Somente entre janeiro e julho desse ano, o projeto demandou investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão, que foram aplicados na ampliação da estrutura física (incluindo a mudança da sede) e da infra-estrutura tecnológica, na reorganização da área comercial (com a entrada de novos canais de venda – como a compra direta por telefone ou pelo website das Lojas Americanas – além da possibilidade de aquisição em postos autorizados nas estradas) e também na realização de estudos e sondagens de monitoramento de imagem junto ao público.
Em um ano, a empresa registrou um crescimento de mais de 35% em sua base de monitoramento, atingindo uma carteira de 120 mil veículos (dos quais 55% são caminhões, 40% passeio e 5% motos) e cerca de 45 mil clientes – eles são monitorados diariamente pela Central de Monitoramento, que fornece a cada três minutos posições atualizadas e informações dos veículos, chegando a cerca de 58 milhões de localizações/dia.
Mercado promissor
Estudos internos da empresa apontam para um mercado nacional de 650 mil veículos rastreados, que representam uma parcela pequena do mercado – pouco mais de 2% da frota nacional, hoje estimada em 30 milhões de veículos de passeio – enquanto no segmento de caminhões, cuja frota é calculada em 1,5 milhão de veículos, os veículos com algum dispositivo de rastreamento de carga chegam a 200 mil, ou seja, um grande mercado a ser conquistado.
Entre as medidas para aumentar a sua fatia de mercado, a empresa está se apoiando na divulgação da recente outorgação da certificação no setor de rastreamento automotivo pelo Instituto Det Norske Veritas, que confirmou a veracidade do índice de 99% de recuperação de veículos de passeio, 87% de caminhões e 70% de motos pela Graber.
Outra ação será o lançamento no mês de outubro do projeto Sisag (Sistema de Inteligência e Segurança em Ambiente Geográfico), que prevê um estudo detalhado das principais rodovias estaduais e federais do país, pela análise dos atributos e referências incluindo os níveis e tipos de risco em diferentes trechos – entre eles, as áreas de maior incidência de roubos, regiões de desmanche, postos fiscais e postos de abastecimento, com a graduação de perigo em cada um deles. “Também estruturamos o projeto para que ele seja capaz de orientar e indicar os melhores trajetos a partir da avaliação das cargas em deslocamento”, completa Marcelo Necho, CEO da Graber Rastreamento.