Novo satélite terá capacidade de revisita de um a três dias
Fornecedora de soluções de inteligência geográfica, a Imagem anuncia o lançamento do mais novo satélite da DigitalGlobe, o WorldView-1, para o dia 18 de setembro, às 14h35 (horário de Brasília). O satélite é cinco vezes mais ágil na coleta de dados do que o QuickBird (outro satélite da Digital), tem 0,5 m de resolução e capacidade de um a três dias de revisita (tempo utilizado pelo satélite para passar novamente pelo mesmo ponto de interesse e processar a imagem).
As imagens obtidas a partir do WorldView-1 serão aplicadas especialmente para a geração de atualização cartográfica e do modelo digital de elevação, permitindo a elaboração do mapeamento de rodovias, obras de infra-estruturas (como pontes e viadutos) e, inclusive, a visualização dos sinais de trânsitos. Segundo a empresa, os grandes diferenciais do novo satélite serão a criação do estereopar (pares de fotografias vistos de pontos diferentes), que pode gerar um modelo digital de elevação compatível à escala 1:10.000 para elaboração de maquetes virtuais destinadas a projetos de traçados de ferrovias e rodovias, e a possibilidade de ortorretificação (correção geométrica de alta precisão) das imagens, que podem chegar à precisão cartográfica 1:2.500.
“Acredito que o WorldView-1 irá desafogar as demandas do satélite QuickBird, que ficará por conseqüência mais ágil no tempo de captação das imagens”, afirma Juliano Lázaro, analista de Marketing da Imagem.