Lançamentos em parceria com Arianespace estão programados para começar em meados de 2009
A Globalstar, empresa de telecomunicações móveis e fixas via satélite, anunciou esta semana a assinatura de um acordo com a companhia de serviços francesa Arianespace para o lançamento da sua segunda geração de satélites LEO (Low Earth Orbit, ou satélites de baixa órbita) em meados de 2009. Será utilizado novamente um veículo de lançamento da Soyuz, que já foi usado para lançar 28 satélites da empresa desde 1999.
A segunda geração de satélites da Globalstar está sendo desenvolvida para ter uma vida útil de 15 anos e fornecerá aos clientes uma maior confiabilidade nos serviços de voz e dados. A nova constelação, somada ao desenvolvimento de uma nova rede terrestre, deverá fornecer maior velocidade de dados para atender a serviços diferenciados, como a transmissão de dados via satélite. “Este contrato estabelece uma solução de longo prazo para o segmento espacial e nos permite trabalhar com um dos líderes mundiais no segmento de transporte espacial”, afirma Jay Monroe, presidente e CEO da empresa. Já para Fernando Ceylão, presidente da Globalstar no Brasil, “este contrato com a Arianespace e o contrato já assinado no ano passado com a Thales Alenia Space, para a construção da segunda geração de satélites Globalstar, são a garantia da continuidade da prestação dos serviços por muitos anos mais”.
O contrato prevê até oito lançamentos a partir do Centro Espacial da Arianespace localizado na Guiana Francesa, mas há também a possibilidade de a operação ocorrer a partir do Baikonur Cosmodrome, centro situado no Cazaquistão. A Globalstar já lançou quatro satélites da primeira geração no final do último mês de maio e está preparando um outro lançamento com mais quatro satélites até o final do ano, novamente em um foguete Soyuz.