Denominada SGLog, tecnologia proporciona segurança nos processos e redução nos custos com customizações
A Standard investiu US$ 1 milhão no desenvolvimento, programação e implementação de um sistema de gestão logística denominado SGLog, desenvolvido pelas equipes de tecnologia da informação, usuários multiplicadores, gerentes e colaboradores da Standard e voltado ao atendimento das necessidades específicas da companhia.
O diretor de Gestão da Standard, Alan Fuchs, conta que são cinco módulos, responsáveis pelo gerenciamento da movimentação e armazenagem do estoque, do transporte e distribuição, dos terminais de contêineres e dos terminais intermodais. “Desenvolvemos, ainda, um módulo utilizado em determinadas épocas do ano, para, por exemplo, montar kits promocionais”, explica.
Fuchs conta que há quatro anos a organização estuda a implementação da tecnologia. Segundo ele, a idéia de criar o SGLog surgiu em decorrência da dificuldade de se encontrar no mercado um sistema flexível que comportasse a diversidade de características e exigências dos clientes. “Os sistemas disponíveis não atendiam nossas necessidades e por isso tínhamos que customizá-los constantemente”, afirma.
O diretor lembra que, agora, existe flexibilidade operacional, já que o sistema interage com as tecnologias dos clientes. A introdução foi gradual. “Implantamos por módulos, mas primeiro realizamos um treinamento junto aos usuários finais do sistema, ministrado por nossa equipe de tecnologia da informação,” diz Fuchs.
Centralização
A estrutura operacional da companhia também foi alterada a fim de operar com o SGLog. Ao todo, foram investidos, entre obras e equipamentos, R$ 300 mil apenas na centralização do data center instalado em Curitiba. “Essa estrutura é uma espécie de bunker, possui vidros e portas blindados e está segura contra incêndio”, afirma. Segundo Fuchs, com o crescimento do número de unidades operacionais de armazenagem e distribuição, o modelo descentralizado de processamento de dados, tendo cada unidade seu servidor rodando a base de dados do SGLog, não era mais viável.
Atualmente, a companhia possui cinco unidades de armazenagem, cinco terminais intermodais e duas unidades de contêineres, todas interligadas ao data center por meio de links. A Libra Standard, unidade portuária da empresa em sociedade com o Grupo Libra, localizada no Porto de Imbituba (SC), também utiliza a ferramenta.
As vantagens com a unificação já podem ser observadas. O gerente destaca, entre outras, a criação de um padrão único de gestão do banco de dados, redundância de sistemas, segurança nos processos de back-up, gestão de internet centralizada, menores custos com sistemas e capacidade de crescimento, sem a necessidade de investimentos adicionais em servidores. Segundo Fuchs, a companhia não consegue mensurar qual a redução nos números operacionais após o sistema implementado.