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Penske otimiza operação da Ford com vertical shuttle

Por Redação em 19 de julho de 2007 às 12h38 (atualizado em 26/04/2011 às 16h52)

Solução para armazenagem otimiza espaço e aumenta a produtividade na separação de peças

Operadora logística da Ford no Brasil das peças de reposição para concessionárias, a Penske instalou no ano passado quatro sistemas de vertical shuttle no centro de distribuição dedicado ao cliente em Barueri (SP), a fim de melhorar a velocidade no atendimento aos pedidos e atender à demanda provocada pelo crescimento no market share da montadora em automóveis e caminhões. O desafio era acomodar todas as peças na mesma área ocupada desde o início das operações logísticas, em 1999.

Responsável pela separação automática de peças, o vertical shuttle foi fornecido pela PAD em um investimento próprio da Penske de R$ 1,4 milhão. “Gerenciamos 40 mil itens de peças no total dentro do CD, desde um parafuso até uma cabine de caminhão. Eles ficavam anteriormente alocados no centro de acordo com o giro de estoque, armazenados em porta-paletes ou nas prateleiras dos mezaninos”, explica Paulo Sarti, diretor de Vendas e Marketing para a América do Sul da Penske. Com a compra do vertical shuttle, a Penske alocou no equipamento as peças pequenas, médias e de maior giro e conseguiu otimizar a área do armazém, com uma economia de cerca de três mil m2 no espaço utilizado.

Os ganhos obtidos não se resumiram apenas ao aumento da área disponível, mas também em produtividade, pois a substituição do picking manual pelo automatizado permitiu a redução de 20 pessoas na operação. Estima-se que o equipamento aumentou a produtividade de 30 para 200 linhas hora/homem, ou seja, a quantidade de pedidos que um funcionário consegue processar por hora.

Para a instalação no CD, a Penske precisou realizar uma alteração no telhado do edifício e construir uma nova cobertura, pois os equipamentos atingem a altura de 12 metros e o pé direito do centro é de cerca de nove metros. Cada equipamento possui 84 bandejas (3,95 m de comprimento por 75 cm de largura e 17 cm de altura) que comportam 450 kg cada uma.

A instalação do vertical shuttle faz parte do processo de automação das operações da Penske com a Ford, que incluem o uso de scanners de radiofreqüência e as interfaces EDI (Electronic Data Interface) entre a montadora, a operadora logística e as transportadoras terceirizadas. O contrato entre as duas empresas teve origem com a decisão da montadora de terceirizar as operações denominadas after market, de peças de reposição para as concessionárias – até então, elas eram realizadas dentro do CD da Ford na fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, as operações logísticas da Penske para o cliente incluem também um CD em Salvado, para atendimento de itens de alto giro destinados à região Nordeste.

www.penske.com.br

www.ford.com.br

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