Pré-gate permite atendimento antes da entrada do veículo no terminal
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) iniciou, na primeira quinzena de junho, a utilização de um sistema pré-gate a fim de agilizar o acesso de caminhões ao terminal. O trabalho consiste em disponibilizar ao funcionário um coletor de dados para que o atendimento seja realizado na área anterior ao portão de entrada.
O gerente Comercial do TCP, Marcelo Marder, explica que a adoção da tecnologia garantirá mais rapidez e segurança. Munido do coletor, o funcionário poderá, antecipadamente, verificar e corrigir, se necessário, os dados da operação – cadastro da transportadora, número do contêiner, ISO Code e lacre – digitando a placa do caminhão e o peso do conjunto. “Antes, no portão, os dados eram digitados no sistema para serem comparados com as informações enviadas pelos exportadores”, diz.
Com a utilização do aparelho e a implementação do sistema, falhas como falta de cadastro ou possíveis erros nas informações recebidas do exportador poderão ser corrigidas mais rapidamente. Isso porque, caso sejam identificadas algumas dessas incorreções, o motorista é orientado a aguardar a regularização numa área de espera. “Essa medida evita transtornos, pois acaba com as manobras no portão, fazendo com que a fila tenha continuidade”, salienta o gerente.
Para Marder, a principal vantagem, porém, é a economia no tempo de espera. “Antes da implementação, a média era de 20 minutos. Nossa expectativa é reduzir em 25% este índice”, afirma. Além disso, a iniciativa dá suporte ao crescimento observado e projetado para o TCP. “De janeiro a maio deste ano, movimentamos 233.254 TEUs, aumento de 18% em comparação ao mesmo período do ano passado”, calcula.