Ibovespa
130.252,27 pts
(-0,41%)
Dólar comercial
R$ 5,68
(0,43%)
Dólar turismo
R$ 5,89
(-0,05%)
Euro
R$ 6,17
(0,70%)

Tecnologia a caminho

Por Redação em 16 de janeiro de 2004 às 16h15 (atualizado em 04/05/2011 às 14h25)

A tecnologia da identificação por radiofreqüência veio para ficar. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Associação ECR Brasil com a IBM Brasil. Foi apurado que entre as empresas de varejo, 89% pretendem investir no setor a partir de 2005. Considerado o "código de barras" do século 21 (ePC Eletronic Product Code) e também conhecida como smart tag e e-tag, a novidade deverá se tornar uma realidade já a partir de 2005.

A partir do próximo ano, grandes fabricantes e varejistas, como Wal-Mart, Gillete e Procter e Gamble, prevêem a adoção em paletes, caixas de embarque e produtos. A rede americana Wal-Mart anunciou que em 2005, seus 100 principais fornecedores deverão enviar os produtos já equipados com a etiqueta. Na Europa, a alemã Metro e a inglesa Tesco também desenvolvem projetos piloto com a etiqueta.

No Brasil, a Associação ECR (sigla em inglês para Resposta Eficiente ao Consumidor) coordena os estudos sobre a tecnologia de identificação por radiofreqüência, por meio do Comitê da Etiqueta Inteligente. O Comitê realizou a pesquisa "Etiqueta Inteligente no Brasil" para saber qual a área de maior interesse na implementação da etiqueta inteligente, a expectativa das empresas e as previsões de desenvolvimento de projetos e investimentos a ele relacionados.

De acordo com a pesquisa, na indústria, 65% têm intenção de investir a partir de 2005. Varejo e indústria planejam implantar a tecnologia num período de três anos. Já o grupo formado pelas transportadoras estimam começar a utilizar entre um e dois anos. A divulgação dos resultados deve agitar os provedores de soluções e priorizar ações e projetos conduzidos pelo grupo de trabalho que reúne a Associação ECR Brasil e EAN.UCC.

ECR - (11) 3838-4520
www.ecrbrasil.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar