Ferramenta será colocada em prática no dia 1° de janeiro de 2008 e deverá, entre outras metas, reduzir os custos e agilizar a cadeia de informações
A Varig Log investiu R$ 10 milhões, de um total de R$ 20 milhões destinados à área de Tecnologia da Informação (TI), para colocar em operação, a partir do dia 1° de janeiro de 2008, o software de gestão empresarial desenvolvido pela IFS: o IFS Applications. A tecnologia, composta por 16 módulos, será implantada na modalidade Application Service Provider (ASP), que estabelece a hospedagem da ferramenta no Data Center da IFS. A novidade faz parte do Projeto New Vision e será utilizada pelas operações da Varig Log no Brasil, além de controlar os negócios da empresa em outros 40 países.
A solução entrará em operação simultaneamente nesses países e funcionará como um sistema único, ou seja, as informações de cada localidade serão processadas em uma mesma aplicação que utilizará o hosting da IFS no Brasil. Na primeira etapa, cerca de 250 usuários terão acesso às informações. Vale lembrar que esse número deverá chegar, em um prazo de três a quatro anos, a 20 mil usuários – universo composto por clientes e parceiros da empresa – quando os portais colaborativos forem expandidos. A ferramenta também poderá ser disponibilizada para os órgãos reguladores do setor, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Funcionalidades
De acordo com o gestor do Projeto New Vision na Varig Log, Carlos Alberto Pessoa, o software permite centralizar os processos de contratação de serviços e gestão do centro de manutenção. A meta é integrar os processos de negócios das áreas administrativa, financeira e contábil, com o objetivo de gerar mais transparência, controle e planejamento das ações.
Ele informa que foi preciso realizar customizações na ferramenta para que algumas atividades gerenciadas, como operação de vôo, faturamento, custos e contabilidade, fossem adequadas ao segmento aéreo. “80% do software é original. O restante das funcionalidades foram desenvolvidas especificamente para atuarem em nosso setor”, salienta.
O diretor de Administração, Finanças e Controle da Varig Log, Edson Arruda, explica que a IFS foi escolhida como fornecedora por oferecer uma solução integrada aos recursos de manutenção empregados pela Varig Log. Outras vantagens observadas no sistema são a possibilidade de expandi-lo e utilizá-lo como um construtor de soluções logísticas.
Carlos Alberto Pessoa acrescenta que uma ação prevista, ainda em fase de planejamento, é o início dos trabalhos da companhia no segmento de distribuição e armazenagem. “Temos todas as ferramentas junto ao módulo de suprimentos, mas nossa área comercial ainda avalia as possibilidades. Talvez em 2008 teremos novidades.”
Os objetivos estão definidos. A empresa pretende, com a adoção da tecnologia, reduzir os custos, agilizar a cadeia de informações, disponibilizar em tempo hábil dados atualizados e consolidados necessários à gestão das áreas, permitir a publicação de informações para análises diretas sem necessitar de manuseio ou tratamento por aplicativos auxiliares e gerenciar seus documentos online.