Modal ferroviário, administrado em parceria com a Portofer, recebeu um centro de controle de pátios
No último mês de março, foi instalado o Centro de Controle de Pátios (CCP) no modal ferroviário no Porto de Santos, administrado pela América Latina Logística (ALL) e a Portofer. Orçado em R$ 1,5 milhão, sendo R$ 400 mil investidos na aquisição de softwares, o CCP será implantado em seis pátios ferroviários da ALL nos estados do Paraná e São Paulo. Algumas vantagens verificadas após o início dos trabalhos do CCP foram a redução do tempo de permanência dos vagões e locomotivas parados nos pátios de manobras e o aumento da segurança e da produtividade.
Mas há ainda outros benefícios, pois a ferramenta acaba com a sobrecarga de informações do operador de pátios, antes responsável por armazenar todas as regras de controle, normas de segurança, planejamento, situação atual do pátio e bloqueio de locomotivas. Todas essas atividades impediam que o operador realizasse projeções sobre carregamentos, comprometendo, assim, o planejamento e o gerenciamento do pátio de manobras.
Agora, com o controle sendo realizado por um software, o operador fica responsável estrategicamente pelo planejamento dos carregamentos e análises de cenários futuros, otimizando a gerência e gestão dos pátios. Até a implantação do CCP, o Centro de Controle Operacional (CCO) tinha o controle informatizado dos trens em toda a circulação da malha, mas não mantinha o monitoramento eletrônico dos pátios, locais onde são formadas e direcionadas as composições ferroviárias.
De acordo com Lauro Athayde de Freitas Neto, responsável pelo CCP no Porto de Santos, o centro mostra o tempo de permanência dos vagões dentro do trecho administrado pela Portofer ALL, além de possibilitar aos controladores uma melhor visualização da situação real do pátio. “A construção de linhas no Porto e a instalação do CCP foram fundamentais para que pudéssemos aumentar a participação do modal ferroviário no Porto de Santos em 20%, em março e 12%, em abril, se comparado com os mesmos meses do ano anterior”, calcula. As duas iniciativas também possibilitaram o aumento de vagões movimentados por dia. A média atual é de 525 vagões por dia – crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2006.
Em funcionamento na empresa desde junho de 2006, o CCP foi desenvolvido por profissionais da ALL. Para a elaboração do sistema, o gerente de Projetos e Tecnologia Operacional, Sildomar Tavares de Arruda, e o especialista Sérgio Almeida Costa, visitaram pátios de manobras no México e Estados Unidos. Embora algumas iniciativas voltadas para a área estejam implementadas nesses países, o sistema desenvolvido no Brasil é diferenciado.
Isso porque o programa informa online todas as ações realizadas no pátio, controla as ordens de serviços, realiza projeções de carregamento, controla a operação do pátio e, em situações críticas, envia alertas inteligentes por meio de e-mails e mensagens SMS para os coordenadores da operação dos pátios. Ele possibilita ainda o acesso à situação atualizada e em tempo real de qualquer ponto via internet. O maquinista pode também visualizar no computador de bordo da locomotiva, em forma gráfica, todo o pátio de manobras. Ao saber em qual linha pode trafegar com segurança, ele evita acidentes e diminui o consumo de diesel, desligando a locomotiva em caso de espera prolongada.