Ferramenta permite possibilita análise das informações acumuladas no banco de dados da Repom
A Repom, empresa que desenvolve soluções para gestão da contratação de fretes e vale-pedágio, investiu R$ 500 mil para incorporar ao Repom Express um módulo de Business Intelligence (BI), desenvolvido para atender às necessidades dos transportadores rodoviários de carga.
O diretor de TI da Repom, Rubens Naves, explica que o novo módulo possibilita uma análise gerencial das informações acumuladas no banco de dados da Repom a partir do histórico das viagens realizadas pelos clientes. “Desenvolvemos o módulo sob medida para cada cliente, pois entendemos que cada um tem necessidades diferentes, relacionadas diretamente a seus negócios”, diz. O executivo explica as funcionalidades do BI. “É possível acompanhar indicadores como tarifas de frete e pedágios praticados, transit time, performance de entrega e consumo de combustível”, salienta.
Naves ilustra as característica do produto. “Numa empresa que transporta grãos, por exemplo, as viagens gerenciadas são longas e apresentam oscilação na oferta de caminhoneiros e preço do frete devido à sazonalidade. Com o produto, estas companhias podem realizar um estudo das tarifas de frete praticadas e fazer uma projeção para períodos futuros”, diz. O executivo ressalta, ainda, que esta flutuação pode ser acompanhada por uma série de perspectivas – período, origem, destino, cliente, tipo de produto, região e roteiro, entre outras.
Medir a eficácia da operação é outra funcionalidade do módulo BI. O diretor conta que é possível identificar incorreções, como atraso nas entregas, sabendo com exatidão em qual ponto do processo ocorreu um desvio.
O Repom Express permite a contratação da viagem do caminhoneiro de forma eletrônica, desde o carregamento até a quitação do frete, abrangendo operações como abastecimento, saques em dinheiro, rastreamento e recolhimento de documentos. Outra vantagem é a possibilidade de medir a performance dos motoristas, tornando o gerenciamento da operação mais eficiente.
Além de utilizar a internet como plataforma de operação, o Repom Express permite a integração com outros sistemas, como Enterprise Resource Plannings (ERP) e Transportation Management System (TMS).