Tecnologia será utilizada para controlar cada atividade do veículo
A Votorantim Celulose e Papel (VCP), empresa que exporta atualmente um milhão de toneladas de papel e celulose para 55 países, anuncia a adoção do sistema Saver 2000, da OmniLink. A tecnologia, implementada na frota das transportadoras que prestam serviços à companhia, é utilizada para executar múltiplas funções inteligentes e controlar cada atividade do veículo.
O analista de logística da VCP, Denílson Guerino, explica que, antes de adotar a ferramenta, a empresa não possuía informações sobre posição e deslocamento dos veículos das prestadoras de serviço. Com isso, ele afirma, diversos problemas ocorriam.
Algumas vantagens já podem ser observadas. O software reduz os custos de comunicação entre o veículo rastreado e a central, reduzindo apenas a eventos de exceção, como rota diferente da planejada e paradas em locais não programas. O monitoramento pode ser feito, em tempo real, por meio do sistema instalado no veículo, reduzindo a dependência de comunicação com a central.
A tecnologia permite, ainda, entre outras ações, localizar o veículo a qualquer momento, ou em intervalos determinados, emitir alarme silencioso do motorista para a central, controlar o local e o tempo de abertura de portas e do compartimento de carga, além de permitir a troca de mensagens entre o motorista e a central, por meio de um teclado.