Empresa implantará módulo de avaliação das transportadoras
A Johnson & Johnson, multinacional voltada para os setores de higiene pessoal, saúde e beleza, está otimizando seus fretes com o GKO Frete, software de gerenciamento de transportes para embarcadores desenvolvido pela empresa de mesmo nome. Instalado desde outubro de 2000 na Divisão Consumidor da empresa (a J&J tem mais duas divisões, a Farmacêutica e a Hospitalar), o software está agora na fase de implantação de seu módulo de avaliação de transportadoras.
O início dos testes foi em outubro e, este mês, a primeira avaliação de qualidade no transporte já será efetuada. “Com esse módulo, será possível a checagem de índices como performance de entrega, retorno de informações (entregas realizadas ou não, por exemplo), condições dos veículos, já que nossas mercadorias são transportadas somente em caminhões fechados, e também pontualidade da coleta”, explica Márcio Antônio de Souza Jr., coordenador de Processos Logísticos da J&J Comércio e Distribuição.
Segundo pesquisa feita em todos seus clientes, o GKO Frete gera em média 5% de economia sobre o valor total dos fretes, resultando em um payback sobre o investimento em poucos meses. “Em termos de taxas de embarque, com o melhor controle e distribuição, tivemos uma redução de 5 a 10% nos valores. Antigamente, o sistema era limitado e pagava-se uma taxa por nota fiscal; hoje é paga uma taxa por embarque, reduzindo os custos da empresa”, explica Souza Jr.
Segundo o coordenador, o sistema anterior – desenvolvido para calcular somente o frete por peso – era “engessado”, porque não havia uma tabela de fretes dinâmica que permitisse negociações mais flexíveis. “Hoje podemos pagar o frete por viagem, por metro cúbico e por nota, entre outras opções”, afirma ele. Outros ganhos obtidos com a instalação da solução dizem respeito ao acesso a dados não disponíveis anteriormente, como o controle de pré-faturas e contra-faturas pagas.
www.gko.com.br
www.jnjbrasil.com.br