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Suzano adota automação para gestão de pagamentos logísticos da UiPath

Automatização reduz multas, otimiza processos e evita um custo anual de R$ 300 mil para a líder mundial do setor de papel e celulose
Por Redação em 19 de fevereiro de 2025 às 9h00
Suzano adota automação para gestão de pagamentos logísticos da UiPath
Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil. Foto: Divulgação / UiPtah
Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil. Foto: Divulgação / UiPtah

A UiPath, empresa de automação empresarial e software de IA, viabilizou a transformação digital da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

A área de logística da Suzano lida com um volume expressivo de documentos: mais de 30 mil PDFs anuais eram processados manualmente por apenas quatro colaboradores. Essa limitação resultava em um lead time (tempo entre a chegada de um pedido do cliente até a entrega do produto ou serviço) mínimo de 30 dias para registro de pagamentos, causando prejuízos financeiros expressivos. Somente em 2021, os atrasos geraram um custo adicional de R$ 312 mil em multas e juros.

“A Suzano nos procurou buscando uma solução para acelerar esse processo e minimizar os riscos de erro, evitando novos prejuízos financeiros. O Centro de Excelência (CoE) da Suzano implementou, então, uma solução baseada em Intelligent Document Processing, isto é, Processamento Inteligente de Documentos, e Action Center da UiPath, que consiste numa solução que torna a interação humano-robô mais fluída dentro de um processo”, explica Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil.

De acordo com a empresa, o projeto foi concluído em seis meses com um custo 75% inferior ao previsto, garantindo integração direta com o sistema SAP e suporte interno para manutenção. Entre os principais benefícios obtidos com a automação, destacam-se:

  • Redução de 95% nas multas e juros por atrasos nos pagamentos;
  • Redução de 25 dias no lead time para registro de pagamentos;
  • Economia de aproximadamente R$ 300 mil anuais em custos de sustentação.

Segundo Ana Paula da Silva Santos, do CoE da Suzano, o próximo passo para ampliar ainda mais a eficiência operacional é a adoção da Agentic Process Automation (APA). “Nosso objetivo é integrar agentes de IA aos RPAs existentes, reduzindo a carga de trabalho humano, otimizando custos e acompanhando a rápida expansão da empresa”, afirma.

A Automação Agentic permite que agentes de software, alimentados por grandes modelos de linguagem (LLMs), inteligência artificial generativa (GenAI) e grandes modelos de ação (LAMs), realizem operações de forma autônoma. Esses agentes são capazes de perceber o ambiente, analisar dados, formular questões, estruturar processos e executar tarefas com eficiência.

Além disso, a Suzano está utilizando a UiPath Process Mining em projetos específicos para detectar desvios em tempo real e identificar novas oportunidades de automação.

Mauricio destaca que, de acordo com previsões do National CIO Review no Gartner IT Symposium, agentes de software deverão tomar 15% de todas as decisões empresariais de forma autônoma nos próximos anos. “A IA Agentic deve crescer rapidamente à medida que as empresas compreendem seus benefícios e capacitam seus colaboradores para interagir com a tecnologia. Trata-se de uma relação ganha-ganha: mais produtividade, menos riscos, mais eficiência e menos trabalho repetitivo para os profissionais”, conclui o VP da UiPath.

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