A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Correios, responsável pelo sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, firmou acordo com a Pitney Bowes, para adquirir 52 novas máquinas de automação.
Os equipamentos adquiridos são da linha One Ship Slim Sorter e, de acordo com a fabricante, são customizáveis, compactos e contam com engenharia, fabricação e software 100% nacional. Os equipamentos serão destinados às atividades da fase de separação e classificação de mercadorias do centro de distribuição para loja física ou outras instalações de atendimento, conhecidos como Middle Mile.
Segundo Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, os equipamentos Slim Sorter tornaram-se uma solução produtiva e altamente eficiente, que oferece eficiência e precisão na classificação e separação de itens "Esse sistema utiliza tecnologia avançada para garantir que cada item seja direcionado ao seu destino correto de forma rápida e precisa durante o processo de separação e classificação, reduzindo significativamente o tempo de processamento e aumentando a capacidade de manuseio de volumes elevados com menor risco de erros humanos".
Além disso, ainda conforme o Head, o investimento pode contribuir para a otimização dos custos operacionais e para a sustentabilidade da companhia ao integrar processos mais ágeis e econômicos no uso de recursos. No caso dos Correios, o desenvolvimento das operações torna-se crucial para atender às crescentes demandas do comércio eletrônico e às novas adaptações do mercado, que está cada vez mais ágil e exigente, potencializando o envio das encomendas.
O projeto tem como objetivo a instalação de 52 máquinas Slim Sorter com 26 saídas, que foram planejadas e pensadas especialmente para as necessidades da empresa e serão instaladas durante o ano de 2025, significando um investimento em 22 locais diferentes espalhados pelo Brasil.
Paulo Penha, Diretor de Operações nos Correios, diz que a projeção da empresa é ter, até dezembro de 2026, 80% do manuseio de encomendas no Middle Mile automatizado, visando expansão tecnológica da empresa para curto prazo. A aquisição das novas máquinas da Pitney Bowes, representa um marco importante na jornada de modernização e inovação.
"Essa aquisição nos permitirá ter melhorias operacionais com aumento da eficiência na separação de encomendas em 30%, redução do tempo de processamento e melhoria na precisão e qualidade. É uma mudança significativa que vemos como estratégia para consolidar os Correios como líderes em logística e entrega, fortalecendo a nossa presença nacional e apoiando o crescimento do e-commerce brasileiro", finaliza o Diretor Paulo Penha.