A Americanas S.A., uma das maiores redes varejistas do Brasil, implementou as soluções baseadas em Inteligência Artificial da RELEX Solutions para aprimorar sua cadeia de suprimentos. O projeto inclui previsão de demanda, reposição de produtos, otimização de capacidade e diagnóstico operacional, com foco na redução de custos e na eficiência logística.
A solução será aplicada nas mais de 1.600 lojas e oito centros de distribuição da empresa, permitindo maior agilidade e flexibilidade nos processos. Segundo Osmair Luminatti, Vice-Presidente Comercial e de Operações da Americanas, “nosso objetivo é otimizar o estoque, reduzir custos operacionais e automatizar processos críticos. A análise avançada de dados da RELEX nos ajudará a tomar decisões mais informadas e melhorar nossas operações.”
Com suporte da parceira Wysupp, a implementação também contempla planejamento sazonal, gerenciamento de promoções e eventos, e controle de desperdícios. A tecnologia da RELEX foi escolhida por sua flexibilidade, dispensando programação e possibilitando ajustes rápidos sem a necessidade de customizações.
Carlos Victoria, Vice-Presidente Sênior da RELEX Solutions para as Américas, destacou os benefícios: “Nossa abordagem unificada permitirá que a Americanas integre e adapte seus processos sem complexidade, alcançando reduções significativas de custos e decisões mais rápidas, baseadas em dados.”
Além disso, o diagnóstico da cadeia de suprimentos fornecerá insights para identificar e solucionar gargalos como rupturas e excesso de estoque, contribuindo para maior disponibilidade de produtos e eficiência operacional.