A Ecovias do Cerrado, concessionária do grupo EcoRodovias, instalou a primeira balança de pesagem em movimento na velocidade da via do Brasil, no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG. O equipamento foi homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por meio da portaria n.º 402/2024 do Diário Oficial da União. A balança utiliza a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM), que mede automaticamente o peso dos veículos comerciais com sensores instalados na pista e câmeras inteligentes.
Os testes de homologação, realizados em março e junho de 2024 pelo Inmetro e pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM), confirmaram a precisão dos sensores e a confiabilidade dos dados coletados. Durante os testes, foram utilizados veículos comerciais reais em diferentes velocidades, comprovando a eficácia do sistema, que realiza a pesagem na velocidade da via, de 90 km/h.
Desde o início dos testes, mais de 257 mil veículos foram pesados pelo HS-WIM, com uma média de 1,6 segundo por pesagem. Entre os veículos inspecionados, 9,7 mil apresentaram sobrecarga, incluindo um caso de mais de 25 toneladas acima do limite.
O Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, afirmou que a implementação da balança quebra um paradigma de duas décadas na infraestrutura de pesagem no Brasil, tradicionalmente realizada em postos à margem da rodovia. Matheus Fernandes, Diretor-Superintendente da Ecovias do Cerrado, destacou os benefícios da tecnologia para a segurança viária, ressaltando a capacidade do sistema de operar 24 horas por dia, ajudando a identificar veículos com sobrecarga e prevenindo problemas como tombamentos e avarias no pavimento.
Além da balança no km 640, a Ecovias do Cerrado possui outras instalações de pesagem em movimento nos kms 12 e 110 da BR-364, em São Simão-GO e Cachoeira Alta-GO, e uma nova unidade em instalação no km 649, em Uberlândia-MG.