A Daimler Truck deu início aos testes com cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2, equipados com células de combustível de hidrogênio, em parceria com as empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Esses testes terão duração de cerca de um ano, permitindo que as empresas ganhem experiência prática com os veículos e forneçam dados valiosos para o desenvolvimento em série.
A iniciativa faz parte da estratégia da Daimler Truck de oferecer veículos comerciais neutros em CO2 até 2039, com foco em propulsores elétricos à bateria e baseados em hidrogênio. Durante os testes, os caminhões serão utilizados em diversas rotas na Alemanha, como transporte de materiais de construção e gases em cilindros, sob supervisão da fabricante.
O GenH2 é projetado para aplicações de longa distância, com capacidade de carga útil de aproximadamente 25 toneladas e alcance superior a 1.000 quilômetros, graças ao uso de hidrogênio líquido, que proporciona maior densidade de energia e eficiência operacional. O projeto é apoiado por uma infraestrutura de reabastecimento dedicada, essencial para o sucesso da operação dos veículos.
Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, destacou a importância das tecnologias de hidrogênio para a descarbonização do transporte, enquanto Hildegard Müller, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva, enfatizou a necessidade de uma infraestrutura adequada para suporte à mobilidade neutra em emissões.