Com a implantação do Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed) no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Sergipe, todos os portos próprios da VLI agora utilizam essa ferramenta que melhora a eficiência nas operações de carga e descarga. A tecnologia já estava em uso no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, e no Terminal Portuário São Luiz (MA).
A adoção do Speed nos portos próprios da VLI resulta em uma redução mensal de 50 horas no tempo de operação. Os principais benefícios dessa ferramenta são a melhoria na eficiência operacional e o aumento da capacidade de movimentação de carga.
Antes da implantação do Speed, o plano de embarque e desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão, focando apenas na estabilidade do navio e sem considerar o tempo necessário para a conclusão das operações. Isso comprometia diretamente o tempo de operação.
Segundo Luciano Gonçalves Pereira, gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, o software permite planejar atividades e simular cenários otimizados para aumentar a simultaneidade da operação dos descarregadores de navios (DNs). "Os planos e simulações consideram a estabilidade do navio e outras variáveis identificadas durante a operação para garantir a segurança estrutural da embarcação."
A iniciativa foi criada nas jornadas de intraempreendedorismo da VLI, tornando a empresa pioneira na proposição de planos de embarque e desembarque que consideram a capacidade operacional dos portos, os interesses dos clientes e a segurança dos navios, de forma personalizada para cada embarcação.
Além do TMIB, Tiplam e TPSL, a VLI também implantou o Speed no Porto do Pecém (CE) e no Terminal de Produtos Diversos, no Complexo de Tubarão em Vitória (ES), onde a companhia opera por meio de contratos logísticos.