A VLI, empresa de soluções logísticas que administra terminais, ferrovias e portos, introduziu um sistema de vídeo analytics para operação remota com monitoramento do processo de descarga dos tombadores no Terminal Integrador Uberaba (TIUB), localizado no Triângulo Mineiro. Essa iniciativa resultou em um aumento de eficiência de aproximadamente 10% no tempo total de tombamento, melhorando a descarga de grãos, e reforçou a segurança dos operadores e motoristas envolvidos no processo.
O TIUB desempenha um papel crucial no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro. Atualmente, o terminal é responsável pelo armazenamento e transporte de grãos, sendo um dos maiores e mais avançados terminais de carga da América Latina.
Desenvolvida ao longo de 2023, a iniciativa implementou um Centro de Controle Rodoviário (CCR) equipado com dispositivos que possibilitam aos operadores acionar remotamente os comandos para o travamento, tombamento e destravamento dos caminhões, integrados aos sistemas de segurança do processo de descarga de cargas. Além disso, o sistema permite o monitoramento das áreas dos tombadores e das manobras.
O CCR também está equipado com um sistema de comunicação de áudio e visual que facilita a interação entre os operadores e os motoristas, oferecendo suporte ao processo de tombamento. Com duas mesas de operação para o controle simultâneo dos cinco tombadores existentes no TIUB, a solução tem contribuído para aprimorar a performance na quantidade de caminhões atendidos em comparação com o ano anterior.
Além dos benefícios em termos de eficiência e segurança, a solução também ajudou a mitigar riscos, já que os colaboradores podem atuar remotamente no CCR, reduzindo a exposição na área operacional.
LEIA TAMBÉM: