O Grupo SADA, conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, anunciou que está utilizando uma tecnologia pioneira para minimizar o impacto das tempestades de granizo em seus pátios logísticos. O Sistema Antigranizo, instalado em São José dos Pinhais (PR), promete transformar a forma como a segurança e a proteção são garantidas no setor automotivo, utilizando tecnologia avançada para alertar e proteger os veículos armazenados.
Implantado em 15 de dezembro de 2023, o Sistema Antigranizo já demonstrou sua eficácia ao ser acionado em mais de 10 ocasiões. O aviso prévio, fornecido 30 minutos antes do evento climático, é possível graças ao acompanhamento climático do PDR RADAR. A filial em São José dos Pinhais foi escolhida estrategicamente, considerando a propensão da região a tempestades de granizo. Após o sucesso da implementação, duas outras filiais do Grupo SADA estão estudando a adoção do sistema em 2024.
Marcelo Loureiro, diretor de Operações de Transporte e Logística do Grupo SADA, destaca a importância do Sistema Antigranizo como medida preventiva para as operações da empresa. Além de proteger contra danos provocados por eventos climáticos, a iniciativa reforça a qualidade dos serviços prestados aos clientes e estende a proteção a ativos críticos, como equipamentos e instalações das filiais.
O Sistema Antigranizo vai além da simples proteção material, segundo a empresa, integrando tecnologia de ponta para proporcionar uma solução dinâmica. Com conectividade inteligente, permite monitoramento remoto, relatórios em tempo real e atualizações automáticas.
Durante sua operação, o sistema emite um ruído, perceptível pela vizinhança, especialmente antes das chuvas. Para mitigar o impacto sonoro, a empresa instalou abafadores, garantindo que o som, dentro do limite permitido de cerca de 68 dba (pressão acústica), não cause transtornos. O Grupo SADA também assegurou que o Sistema Antigranizo, amplamente utilizado com sucesso e segurança em plantações na Europa, não tenha impactos ambientais adversos.
LEIA TAMBÉM: