Prevê-se que o mercado de veículos autônomos experimentará um crescimento acelerado nos próximos anos, alcançando a marca de 319,41 bilhões de dólares e acelerando a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 38,45% entre 2022 e 2027, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa tecnológica Technavio. Grandes fabricantes como Audi, Ford, além de empresas tecnológicas como Google e Apple, estão realizando investimentos substanciais nesse setor. O relatório destaca que tais investimentos têm resultado em colaborações entre fabricantes de equipamentos automotivos, fornecedores e empresas de eletrônicos para aprimorar as capacidades digitais e de comunicação.
As inovações em veículos autônomos incluem avanços na integração de sistemas de comunicação de veículo para veículo e veículo para infraestrutura. A adoção desses veículos tem o potencial de revolucionar o transporte, reduzindo acidentes, congestionamentos e emissões de carbono. O relatório enfatiza que as inovações continuam por meio de pesquisa, testes e desenvolvimento contínuo, abordando simultaneamente questões de segurança e regulamentações.
IA como motor para o avanço
Os veículos autônomos são equipados com tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), sensores e software, permitindo que operem sem intervenção humana. A IA desempenha um papel central no desenvolvimento autônomo, permitindo que os veículos operem independentemente, percebam o ambiente, tomem decisões e naveguem sem intervenção humana.
Logística e transporte autônomo
O relatório prevê um crescimento substancial na participação de mercado de veículos autônomos no segmento de transporte e logística. Diversos fabricantes e desenvolvedores de tecnologia estão avaliando a viabilidade econômica de veículos totalmente autônomos, como ônibus, para fins de transporte e logística.
Empresas como AB Volvo, Alphabet Inc., Amazon.com Inc., Baidu Inc., BMW AG, entre outras, estão explorando ativamente veículos autônomos. A intensificação dos investimentos reflete o compromisso da indústria em atender a regulamentações rigorosas e aprimorar infraestruturas para a adoção generalizada de veículos autônomos.
Investimentos em tecnologia para segurança e conformidade
Os fabricantes estão aumentando os investimentos em tecnologias avançadas para garantir medidas de segurança dentro desses veículos. Esse aumento de investimento reflete o compromisso da indústria em cumprir regulamentações rigorosas e melhorar infraestruturas para a adoção generalizada de veículos autônomos.
O crescimento desse mercado dependerá da rapidez com que os fabricantes se adaptam à evolução das normativas, enquanto continuam investindo em infraestruturas e medidas de segurança para moldar o futuro da mobilidade autônoma.
LEIA TAMBÉM: