O Grupo Carone, detentor das redes Supermercados Carone e SempreTem Superatacado, registrou um aumento significativo de 15% na produtividade de suas operações, mesmo antes de concluir a implementação de sua nova solução de gestão de armazém. A empresa, sediada nos estados do Espírito Santo e da Bahia, escolheu a tecnologia da Manhattan Associates para otimizar o abastecimento de suas 17 lojas.
O investimento em tecnologia também está alinhado aos ambiciosos planos de expansão do Grupo Carone. Prevê-se a abertura de duas filiais no Rio de Janeiro em 2024, além de uma nova loja no Espírito Santo ainda neste ano. Atualmente, o grupo opera a partir de um centro de distribuição de 20 mil m², armazenando 6.500 produtos com uma rotatividade de 12 mil SKUs, muitos deles na modalidade de cross-docking. A expansão inclui a migração para um novo centro de distribuição, com capacidade três vezes maior, totalizando 80 mil m².
Gladstone Airton, gerente de logística do Grupo Carone, destaca a necessidade da nova solução de gestão de armazém ao mencionar: "O grupo está em expansão e, com a abertura de um novo CD, o sistema anterior já não suportava as operações, então fomos ao mercado buscar uma empresa que fosse parceira em crescer junto conosco."
O software escolhido, Manhattan Scale, oferece suporte ao plano de expansão da empresa, proporcionando maior eficiência e facilidade de uso para a equipe. O projeto é realizado em colaboração com a LDM.
Fernando Martimiano, responsável pela Tecnologia e Inovação do Grupo Carone, enfatiza que a expansão inclui todas as empresas do grupo, abrangendo a totalidade do armazém, desde a separação até o recebimento da mercadoria. "Com essa mudança, nossa capacidade vai aumentar, e essa parceria vai ajudar a trazer uma melhor evolução dos nossos processos e da nossa qualidade de separação."
O Warehouse Management System (WMS) da Manhattan oferece recursos abrangentes para armazém, mão de obra, parceiros de negócios e gestão de pátio, além da execução do transporte e análises do supply chain. Marco Beczkowski, diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan, destaca que a solução permite melhorias significativas na produtividade, utilização do espaço e envolvimento dos funcionários. "A solução acelera o fluxo de mercadorias e informações, permitindo uma execução perfeita em estoque, mão de obra e espaço, ao mesmo tempo que garante a conformidade com os regulamentos e padrões do setor."
LEIA TAMBÉM: