Mercador realizou projeto de integração com mais de 800 fornecedores
Para manter-se entre as três primeiras empresas do setor de materiais de construção, a Leroy Merlin está investindo no relacionamento com sua cadeia de suprimentos e já colhe os resultados da instalação da solução da Mercador para automatização do fluxo de pedidos de compra ao fornecedor, ocorrida em setembro de 2005. O principal objetivo da multinacional francesa era promover uma aproximação cada vez maior com seus fornecedores, minimizando os erros para obter uma gestão mais afinada do estoque.
Em 2005, a empresa fornecedora do sistema de EDI para a Leroy encerrou as operações no País. A Mercador, empresa do Grupo Telefonica especializada no desenvolvimento e operação de soluções de e-business e integração, apresentou uma proposta e a substituição da plataforma foi concluída em 30 dias. “A opção pela terceirização deste serviço está no fato de termos uma equipe pequena que precisa se focar no core-business da empresa e também porque não vale a pena desenvolver uma solução internamente, quando já temos várias soluções disponíveis no mercado”, explica Anderson Cunha, diretor de Informática da Leroy.
“Tínhamos o desafio de implementar a migração de todos os fornecedores para a nossa plataforma em um mês”, acrescenta Valêncio Garcia, diretor Comercial da Mercador. “Aceitamos o desafio, imposto por contrato, e conseguimos implantar a solução nesse período em mais de 900 fornecedores”. Um funcionário da Mercador foi alocado dentro da Leroy Merlin para conduzir o projeto e interagir entre as áreas afins e os fornecedores, apoiando a central de compras.
Segundo Cunha, o principal benefício obtido com a instalação da solução da Mercador foi o aumento da confiabilidade em relação ao sistema anterior. “Hoje, quando uma loja coloca um pedido, é possível verificar na hora se ele foi recebido”. A terceirização do serviço facilitou as operações tanto para a Leroy como para os fornecedores, que agora têm uma visão única do status dos pedidos e, em breve, a possibilidade de enviar o espelho das notas fiscais. “Com a implantação do espelho da nota, quando o caminhão chegar na minha loja, a nota fiscal já estará no meu sistema. Se houver alguma dúvida com relação aos impostos, eu terei esta informação antes do caminhão chegar”, acrescenta Cunha.
Com a substituição pela nova solução, a Leroy passou a assumir os custos de transmissão (EDI), anteriormente negociados entre os fornecedores e os prestadores de serviços. “Agora, pagamos diretamente a Mercador e exigimos uma maior qualidade dos fornecedores”, completa Cunha. Especializada em bricolagem, construção, decoração e jardinagem, a Leroy Merlin conta na sua cadeia com mais de 800 fornecedores que abastecem suas 12 lojas no Brasil com aproximadamente 70 mil itens divididos em 14 setores, de cimento a objetos de decoração. A média é de 1.100 pedidos por dia.
Hoje, com todos os fornecedores cadastrados na plataforma de EDI, a Leroy Merlin segue investindo em tecnologias para aumentar os canais de aproximação com os fornecedores. “Já temos 60 fornecedores que são candidatos à integração direta, e não mais pelo portal, sendo um projeto com previsão de conclusão até o final do ano. Não se trata de uma obrigatoriedade para os fornecedores, mas aqueles que aderirem ao projeto de integração serão privilegiados depois com a nota fiscal eletrônica e o agendamento das entregas”, acrescenta Cunha. A multinacional está também trocando o sistema comercial das lojas por uma solução da Gemco, projeto que será concluído até o final de 2006. “Esse software de gestão é mais adaptado ao relacionamento com os fornecedores, pois contempla, por exemplo, a possibilidade de agendamento”, conclui Cunha.