Nova ferramenta vai acompanhar todo o caminho da carga
A Mesquita Soluções Logísticas vai colocar no ar a partir de junho seu novo serviço para o acompanhamento de cargas, o Portal Logístico Mesquita. Com a ferramenta, desenvolvida em parceria com a IB Software, a companhia pretende fornecer a seus clientes todo tipo de informações sobre o caminho da carga, melhorando a visibilidade de seus processos e minimizando os erros.
O desenvolvimento da ferramenta começou em agosto de 2005, quando a empresa definiu o projeto após identificar sua necessidade no mercado. “Percebemos a carência existente em visibilidade de informações”, diz Angelo Dias, diretor de Logística, Distribuição e Projetos da Mesquita.
Segundo Dias, a visibilidade oferecida com essa ferramenta será um dos diferenciais do serviço da Mesquita. “O cliente vai poder monitorar a localização do contêiner, o transporte, o estoque, as entregas, enfim, todo o processo”, diz. O Portal não terá nenhum custo adicional aos clientes da Mesquita e também servirá para a empresa melhorar seus serviços. “Toda a cadeia será abastecida de forma clara e nossos gerentes poderão acompanhar o processo”, explica Dias. “Com isso veremos os pontos de desvio e poderemos agir rápido para consertar”, diz.
Para o diretor da Mesquita, os clientes não devem ter dificuldades com o Portal. “O site é bem simples e traz o detalhamento da carga por cliente ou por nota fiscal”, diz. Na Mesquita, o processo de treinamento interno será concluído em maio e cerca de 50 funcionários que estarão em contato direto com o Portal já conhecem a operação.
Segundo Dias, a chance de erro é pequena, pois ao desenvolver o projeto, a Mesquita fez a revisão completa de seus processos e transações. “O Portal será abastecido de forma automática pelos WMS e TMS da empresa e pelo nosso sistema corporativo”, diz Dias.
O primeiro cliente a utilizar o novo serviço será a Dow Química. “Eles estão há um ano conosco e têm uma relação bastante integrada”, explica Dias, lembrando que em poucas semanas todos os outros clientes da Mesquita terão Portal Logístico à disposição. O Portal será utilizado nos processos de importação e de distribuição nacional, responsáveis por 60% das operações da Mesquita. Para o processo de exportação, deve começar a funcionar no início de 2007. “No segundo semestre vamos começar a desenhar a fase dois do projeto”, afirma Dias.