A Retrak, empresa de locação de de equipamentos que completou recentemente 30 anos, anunciou um investimento em baterias e carregadores com tecnologia de íons de lítio que já estão equipando as empilhadeiras e as transpaleteiras elétricas de sua frota. A empresa é dealer de máquinas das marcas Linde e Still, da Kion Group, sendo uma das primeiras no segmento de locação. Os valores do investimento não foram divulgados.
Atualmente, a empresa conta com uma frota de mais de 3.600 equipamentos para locação, sendo 95% equipamentos elétricos, e um parque de 4.600 baterias. De acordo com a Retrak, a decisão de incorporar baterias de íons de lítio à frota vem da necessidade de proporcionar maior sustentabilidade e melhor desempenho à operação das empilhadeiras: a tecnologia promoverá redução em até 50% no gasto de energia e eliminar emissões de gases poluentes ou contaminantes.
"Investimos em tecnologia, equipamentos novos e consideramos a vida útil das máquinas usadas, que pode ser maior que os anos de sua existência. O desgaste pelo tempo de operação pode ser reduzido quando a empilhadeira tem pouca atividade, apresentando baixo custo de manutenção, e podemos fazer o uso inteligente do recurso em operações menos exigentes", explica Fábio Pedrão, diretor executivo e fundador da Retrak, sobre o posicionamento estratégico da empresa.