No ano passado, a Volvo Trucks apresentou pela primeira vez seus caminhões elétricos à célula de combustível. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância, segundo a montadora.
Agora, esses caminhões já estão sendo testados em vias públicas. Para isso, a Volvo Trucks escolheu uma região acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, num clima extremamente frio.
"Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes," diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks. "Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno".
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A Volvo explica que esses caminhões serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga. A expectativa da montadora é que na segunda metade desta década os veículos com essa tecnologia já estejam disponíveis comercialmente na Europa.
Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo fechou uma parceria com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados. Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica.
O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.
Confira abaixo o vídeo dos testes que estão sendo realizados com o veículo: