A Navegam, logtech voltada para soluções de mobilidade fluvial no Amazonas, acaba de receber um aporte de R$ 1,5 milhão do fundo de investimento da gestora Bertha Capital, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
A startup, que prevê crescer 30% com a comercialização de mais de 2 milhões de passagens por ano nas embarcações amazonenses, irá destinar os recursos para a expansão de sua atuação, principalmente no estado do Pará.
Fundada em 2019, a Navegam tem o propósito de desenvolver o mercado fluvial da Região Norte com comodidade, segurança e agilidade. Para isso, atua na intermediação de fretes e realiza o transporte de pessoas e cargas até o seu destino final.
“O Norte do Brasil possui muitas peculiaridades, como os rios que fazem as vezes de estradas para a transferência de passageiros e mercadorias. A maioria das grandes cidades é alimentada por rios e poucas rodovias são pavimentadas. Os mais de 16 mil km de rede fluvial navegável conectam as capitais, municípios do interior e comunidades ribeirinhas com áreas mais remotas. Dessa forma, a nossa solução logística impacta o desenvolvimento social, econômico e também cultural da população local”, explica o CEO da Nevegam, Geferson Oliveira.
“Com o investimento, conseguiremos potencializar os produtos, serviços e equipe da Navegam, proporcionando uma solução logística eficiente para a população e para todo o mercado varejista conseguir atender a demanda cada vez maior de aceleração digital, que observamos atualmente principalmente na Região Norte”, complementa o CMO da startup, Hélio Souza.
Por meio de um aplicativo, a Navegam atua em frentes no B2B, com a logística fluvial, no B2C, com a comercialização de passagens de forma presencial e online, e no B2B2C, com um e-commerce que intermedia a venda de produtos para a região. Nesta última, a startup faz o gerenciamento completo da embarcação, que inclui o processo de vendas, controle de pessoas, relatórios de comissão e split de pagamentos.
Ainda são disponibilizados coleta e entrega last mile, que permitem a criação e organização de rotas para entrega, e um sistema de SMS para o cliente acompanhar o status do pedido. Atualmente, 65% das embarcações que realizam o transporte fluvial de mercadorias no Norte do país fazem parte da base da Navegam.