Com objetivo de elevar sua capacidade produtiva e sua agilidade no processo de conferência de pesos e dimensões dos volumes transportados, a Vestra Logística, empresa especializada no transporte de insumos farmacêuticos, adotou a solução OneShip Dinâmica Premium, da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos e pacotes.
A empresa, que tem sede em Rio Claro (SP), atende hoje 100% das indústrias de insumos farmacêuticos no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, realizando entregas em até 48 horas. Inicialmente, a Vestra precisava melhorar o seu processo de cubagem integrando também o sistema ao já utilizado, já que seu prazo de entrega era curto e faltavam dados acurados dentro do processo logístico.
“Antes desse projeto, utilizávamos uma esteira estática que não nos atendia por completo. Por conta dos prazos curtos, não conseguíamos cubar 100% da carga, o que nos fazia perder produtividade inclusive em diversas etapas do processo de transporte, inclusive na separação”, afirma Eduardo Albuquerque, diretor Financeiro da Vestra Logística. Segundo ele, muitos insumos chegam à transportadora às 22 horas e necessitam ser embarcados às 3h30, ou seja, era preciso contar com uma esteira dinâmica de alta produtividade.
A solução adotada foi desenvolvida para atender empresas com grande fluxo de volumes, permitindo maior agilidade no processo de medição e pesagem de volume. Uma das vantagens é que ela possibilita a conferência automática do peso e dimensões da carga, realiza a leitura automática de código de barras e conta com sistema de cadenciamento de volumes, além de funcionar com integração automática com o ERP.
“Com o equipamento da Pitney, passamos a realizar a cubagem de toda a carga embarcada, com controle rígido em relação às avarias. Atingimos percentual baixíssimo nesses indicadores, eu diria que insignificantes quando comparados a outras transportadoras”, complementa Albuquerque, ressaltando que até mesmo os clientes já perceberam a melhoria.
De acordo com o executivo, a economia proporcionada pela cubagem automática da OneShip chegou a 5%, índice considerado bastante significativo. “A produção de hoje é muito maior do que quando utilizávamos a cubagem estática, sobretudo se pensarmos que trabalhamos com cerca de 5 mil volumes ao dia em cada estado”, revela ele.
Outra vantagem se deve ao rastreamento. Como a produção passou a ser realizada na esteira da Pitney, a Vestra passou a etiquetar toda a carga, o que reduziu ainda mais os extravios. “Antes, não tínhamos identificação na carga. Mas hoje tudo é identificado, logo conseguimos localizar cada item via sistema”, destaca o diretor.
A Vestra Logística planeja ampliar sua atuação para outros estados e, para isso, deve expandir sua parceria com a Pitney Bowes. “Estamos satisfeitos com a solução adotada e temos certeza de que essa parceria deve crescer ainda mais nos próximos meses”, finaliza Albuquerque.