A EPCL, empresa baiana que fornece serviços de construção e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica, adotou, no início deste ano de 2022, um sistema de gestão com dados atualizados em tempo real sobre a movimentação de cada um dos cerca de 1.250 veículos de sua frota, composta por utilitários, caminhões e carretas.
Em oito meses de uso da plataforma, a empresa obteve redução de aproximadamente 4,5% nos gastos com combustíveis e de 10% na emissão de CO2. Outro resultado importante foi uma mudança de comportamento dos motoristas, com funcionalidades de rastreamento e telemetria que geram informações em tempo real sobre o estilo de condução, a velocidade, o tempo ocioso e as emissões de cada veículo, além de produzir alertas para situações de risco, como excesso de velocidade na chuva e circulação com faróis desligados.
“Com essas medidas conseguimos evitar comportamentos indesejados, como descanso dos motoristas dentro dos veículos com o ar-condicionado ligado, o que promove um gasto desnecessário de combustível”, explica Rafael Lino, gerente de Frota Corporativa na EPCL.
A empresa atua nos estados de Goiás, Maranhão e Bahia, além do Distrito Federal, atendendo clientes representados pelas companhias de distribuição de eletricidade Neoenergia, Enel e Equatorial. De acordo com a própria EPCL, as despesas associadas à sua frota respondem por aproximadamente 30% dos custos da empresa.