A Fretebras anunciou o lançamento de um pacote de inovação com o objetivo de passar de uma plataforma de publicação de cargas para uma plataforma de gestão dos fretes de ponta a ponta, desde a contratação do motorista até o pagamento do saldo.
A empresa realizou estudos que identificaram que as principais dores das transportadoras, atualmente, são encontrar motoristas de forma rápida e eficiente, garantir que o caminhoneiro é verificado e seguro e reduzir o tempo gasto com o acompanhamento dos motoristas durante a viagem.
Segundo a própria Fretebras, o lançamento envolve um investimento de mais de R$ 800 milhões em dois anos de desenvolvimento e está dividido em três pilares: maior eficiência na contratação de motoristas, maior segurança na operação e otimização do tempo gasto por operadores acompanhando as viagens dos caminhoneiros.
“Conversando com centenas de transportadoras e analisando as suas operações, descobrimos que ao aumentar a produtividade de contratação de motoristas em apenas 10%, a empresa consegue aumentar sua receita em R$ 40 mil por operador. Esse pacote de inovação foi para ajudar as nossas transportadoras clientes a aumentarem a receita através da tecnologia”, explica Renato Casseb, diretor de Produtos da Fretebras.
Sobre a eficiência na contratação, o estudo mostrou que o comportamento padrão é as empresas publicarem cargas e esperarem o contato dos motoristas. O principal destaque nesse pilar é que as transportadoras poderão buscar ativamente os caminhoneiros validados de forma rápida e eficiente, com um diferencial: a própria plataforma indicará esses motoristas mais propensos a aceitar a viagem, com base em localização em tempo real, perfil do caminhoneiro e do veículo e se ele demonstrou interesse na carga.
Sobre segurança, a Fretebras está embarcando tecnologia na validação dos motoristas que usam o aplicativo em um novo processo que conta com prova de vida e reconhecimento facial, validação do CPF e da CNH. As informações são checadas em vários órgãos públicos para garantir que apenas motoristas verificados estão usando a plataforma, em um processo de verificação similar ao que os bancos usam. De acordo com a empresa, já são mais de 300 mil caminhoneiros validados, que terão seu perfil disponível para as transportadoras consultarem. A expectativa é reduzir golpes e fraudes sofridas pelas empresas e ser muito mais seguro que o mercado, uma vez que, além das validações mencionadas, a Fretebras disponibilizará também o histórico de viagens e avaliações que esse motorista recebeu. A Fretebras afirma que todo o processo está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Já na questão de tempo das viagens, o foco está no monitoramento do motorista e da carga, desde o aceite até a entrega. Com isso, a transportadora minimiza o no-show, porque consegue saber se o motorista de fato está indo até o local do carregamento. Isso otimiza muito o tempo do operador, que não precisa ficar em contato constante com o caminhoneiro para saber a sua localização. Após a coleta, a transportadora também poderá acompanhar a viagem inteira do caminhoneiro por meio da Fretebras e terá ainda como receber alertas caso o motorista tenha algum problema durante a viagem.
“Para tornar esse lançamento uma realidade, nós investimos pesado em tecnologia. Montamos um time de cerca de 350 profissionais, entre engenheiros e cientistas de dados, pesquisadores e especialistas em produtos digitais. Estamos prontos para a nova era da Fretebras”, completa Luiz Gustavo Felício, cofundador e CTO da Fretebras.