O Grupo CCR lançou a terceira edição do seu Programa de Inovação Aberta. Desta vez o desafio proposto às startups é apresentar soluções para reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho dos veículos da frota da companhia. As inscrições vão até o dia 5 de setembro.
O edital, disponível na plataforma Aevo, detalha que as soluções devem contemplar motores flex ou diesel e ser replicáveis e completas para a viabilidade do piloto. Os critérios de seleção consideram iniciativas que consigam reduzir impactos ambientais, trazer a possibilidade de gerar ou trocar créditos de carbono e possam ser replicáveis a outras operações. Fogem ao escopo do programa as iniciativas voltadas à eletrificação da frota, soluções de pagamento ou telemetria. Os projetos selecionados serão remunerados, de maneira a permitir que a CCR utilize na frota da companhia.
A execução será acompanhada por profissionais do setor, possibilitando a troca de conhecimento e o aprendizado com os resultados obtidos em um ambiente real de validação das ideias propostas e possibilidade de escalar a solução para todos os modais de atuação da CCR, seja no Brasil ou em operações no exterior.
“Nosso objetivo é promover a conexão da companhia com o ecossistema de inovação, proporcionando um ambiente para a experimentação de soluções que resolvam desafios reais por meio da execução de pilotos dentro da própria CCR”, explica a superintendente de Inovação da companhia, Ana Luiza Borges Martins.