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Henkel digitaliza a gestão logística com torre de controle

Além disso, a companhia ampliou sua frota com novos veículos elétricos
Por Redação em 29 de agosto de 2022 às 13h40
Henkel digitaliza a gestão logística com torre de controle

A Henkel, companhia global que atua no Brasil nas áreas de adesivos, selantes, tratamento de superfícies e beauty care, com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional, implantou um novo sistema de gerenciamento logístico e distribuição em sua unidade de negócios de adesivos para os segmentos industriais e de consumo.

As operações de supply chain da empresa passaram a ser coordenadas por uma torre de controle instalada no centro de distribuição da marca, em Jundiaí (SP), responsável pela digitalização de todos os processos logísticos, resultando em entregas otimizadas e mais sustentáveis, menor custo e qualificação do atendimento a clientes e fornecedores. 

A torre de controle monitora as movimentações de entregas de produtos da Henkel, fornecendo em tempo real dados sobre armazenamento, estocagem, prazos, análise de regiões com maior intensidade de movimentação, entre outros dados essenciais para o setor. Essas informações fornecidas digitalmente pela central qualificam os planos de ação em toda a cadeia de entregas e contribuem para tomadas de decisões assertivas. Com um aplicativo, os fornecedores podem acompanhar o status das entregas.

“O novo gerenciamento logístico feito na Henkel trouxe benefícios em todas as escalas logísticas e também ao cliente. Toda a gama de informações gerada na área de supply chain é atualizada instantaneamente de forma digital, permitindo um controle absoluto das atividades. Com essa riqueza de dados, a central, por exemplo, traça novas rotas pelo país com base no acompanhamento real dos veículos. Conseguimos entregas mais ágeis e qualificadas, tomadas de decisões precisas e com redução de custos. Todas essas vantagens obtidas com enorme ganho sustentável”, explica Daniel Rocha, gerente de Logística e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

O sistema aproxima a empresa das atividades dos transportadores nas ruas. A central faz as baixas de documentos relacionados a fretes, detectando eventuais divergências nos dados, e permite que motoristas acionem a central para comunicar eventuais ocorrências no serviço, como problemas mecânicos, no tráfego ou relacionadas à integridade, com resoluções rápidas com o transportador e cliente. 

Além disso, a Henkel ganhou o reforço de quatro carros elétricos para a entrega de seus produtos, fruto de uma parceria com a BBM Logística. Os veículos ecológicos realizam 5 mil entregas em média por ano, com autonomia para percorrer 250 km sem necessitar de recarregamento. 

Os quatro carros com energia 100% limpa transportam todos os produtos da área de adesivos da Henkel, atendendo os clientes da marca na Grande São Paulo e região. Eles são carregados com energia solar captada por sensores instalados no telhado de um armazém no CD da Henkel, fruto de uma parceria com a ID Logistics. 

“A Henkel qualificou toda a jornada do veículo do CD ao ponto final. Os carros elétricos transportam com segurança todas as linhas de adesivos, com entregas otimizadas e sem acréscimo no custo ao cliente. Com a presença dos veículos elétricos nas ruas, reduzimos a emissão de 66 toneladas de carbono por ano”, completa Rocha.

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