A Dow anunciou um acordo com a YAK, empresa catarinense fabricante de tratores elétricos, para desenvolver módulos de baterias para o segmento de veículos pesados. Nesse negócio, a Dow contribuirá com sua tecnologia de silicones para suprir demandas de gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos e a YAK, com o design das baterias.
“Essa parceria tem grande potencial de revolucionar o segmento e abrir portas para um futuro de veículos elétricos e mais sustentáveis”, afirma o gerente de marketing para o Mercado de Mobilidade e Transporte da Dow, Alejandro Boue.
Já o CEO da YAK, João Ozório, ressalta que o acordo mostra o compromisso da YAK em desenvolver conjuntos de baterias nacionais com uma empresa global e referência em inovação, unindo segurança e alto desempenho em um sistema de baterias modulares com um excelente custo-benefício.
O executivo completa dizendo que entre as vantagens de optar por tratores elétricos estão a redução de cerca de 70% de custo com combustível e manutenção, a não emissão de CO2 e a facilidade de uso, por serem mais ergonômicos, silenciosos e não descartarem nenhum tipo de líquido ou fumaça que causem mau cheiro ou prejudiquem o solo.
A redução de emissões de carbono está alinhada à meta de sustentabilidade da Dow. A companhia anuncia que tem o compromisso de, até 2030, reduzir suas emissões anuais líquidas de carbono em cinco milhões de toneladas. Além disso, a empresa pretende ser neutra em emissões de carbono até 2050, alinhada ao Acordo de Paris. A companhia revela que também está comprometida a implementar e avançar tecnologias para fabricação de produtos que utilizem menos recursos e que ajudem os clientes a reduzirem suas pegadas de carbono.
Soluções de silicone
A linha de silicones Dowsil , informa a empresa, reúne tecnologias para impulsionar o desenvolvimento de baterias de veículos elétricos e híbridos, atuando na proteção dos módulos contra os riscos causados por falhas elétricas, superaquecimento, aumentando a vida útil da bateria, a segurança e reduzindo o consumo de energia.
Os silicones, garante a companhia, também são resistentes e eficientes reguladores térmicos e, por possuírem propriedades antichama, possibilitam que as baterias suportem as altas temperaturas que podem ser geradas pelos veículos elétricos. Além dessas vantagens, os silicones ainda possuem propriedade de autoextinção de fogo.