A Natural One, empresa que atua no segmento de sucos naturais, está investindo em torno de R$ 1 milhão em uma nova iniciativa na área de supply chain, o Projeto Coupa, plataforma em nuvem focada em gerenciamento de gastos empresariais que irá automatizar a cadeia de suprimentos, desde os insumos até o relacionamento com os fornecedores.
Em termos de potenciais ganhos, o primeiro ano de implementação do projeto deve gerar mais de R$ 5 milhões em savings e, ao longo dos cinco próximos anos, poderá ultrapassar a marca de R$ 30 milhões (cerca de R$ 6 milhões ao ano), somando-se os ganhos com a plataforma Coupa e a consultoria de strategic sourcing da Procurement Garage.
A iniciativa permitirá uma maior integração dos pedidos e suas etapas (aprovação, contrato e pagamento) com o planejamento da produção dos sucos, tudo de forma eletrônica. Ainda nesse contexto, a empresa contará também com uma plataforma voltada para um planejamento mais eficiente do estoque, evitando, por exemplo, o desperdício e erros por interações manuais.
“O Projeto Coupa consiste na implementação de um software (portal de compras), integrado ao sistema ERP (Protheus), para ganho de eficiência na rotina de todas as áreas da Natural One, tornando os processos muito mais ágeis, seguros e transparentes. Com fluxos e padrões bem definidos e integrados em ambos os sistemas, a iniciativa irá ainda facilitar a comunicação e o acompanhamento de 100% dos pedidos gerados e negociados em uma interface direta com toda a rede de fornecedores da empresa”, explica o vice-presidente de Supply Chain da Natural One, Thiago Carvalho Pereira.
Ele reforça ainda que esses ganhos serão obtidos por meio de uma maior eficiência dos processos como um todo, impactando no controle de gasto, evitando custos desnecessários como estocagem e logística para pedidos de saída rápida, por exemplo, com maior celeridade no processamento e na entrega dos pedidos, com melhorias significativas no compliance geral, com uma gestão mais assertiva do ciclo de vida de contratos com parceiros e fornecedores, com a parametrização e a gestão dos níveis de estoques de insumos e produtos e até antecipação de riscos com fornecedores.
O objetivo da Natural One em investir em projetos como esse é otimizar cada vez mais os processos internos para que a empresa continue em um forte ritmo de crescimento constante. Somente no mercado brasileiro, a Natural One registrou um aumento de 30% em sua receita operacional líquida no primeiro trimestre de 2022, atingindo a marca de R$ 90 milhões no período.
“Estamos muito felizes com os excelentes resultados da transformação digital da Natural One, da qual orgulhosamente fomos escolhidos para fazer parte dessa evolução do nível de maturidade da área e pela economia gerada em procurement. Os ganhos quantitativos e qualitativos falam por si só e vemos que essa parceria ainda vai gerar muitos frutos”, destaca Leonardo Alexander, CEO da Procurement Garage.