A Vix Logística, empresa do Grupo Águia Branca, com 50 anos de mercado e operações em todo o Brasil e no Mercosul, lançou a VIX Veículo Autônomos (Viva), unidade voltada à automação de veículos e equipamentos para operações logísticas internas e circuitos fechados.
De acordo com a própria companhia, a nova vertente de negócios representa uma possibilidade de expansão no atendimento a todos os segmentos em que ela já atua, como siderurgia, mineração, óleo e gás, setor automotivo e agronegócio, com os veículos autônomos realizando a movimentação interna de madeira e celulose em áreas portuárias, o tracionamento de reboques, a movimentação de placas e bobinas e atuando em qualquer centro de distribuição, armazém e área de mineração.
Dentre os equipamentos que podem receber a tecnologia estão tratores e seus implementos de tracionamento, empilhadeiras, caminhões, escavadeiras e manipuladores de madeira e de sucata.
“Além desses equipamentos, atividades e setores, a automação abre um novo mundo de oportunidades para as empresas na gestão do seu negócio sob diversos aspectos. E a Vix Logística, ao lançar o Viva, está dando o primeiro passo para se tornar a pioneira do setor a oferecer essa tecnologia para o mercado nacional”, diz Patrícia Chieppe, CEO da Vix.
“Com o Viva iniciamos uma nova vertical de negócios, envolvendo nossas frentes de automatização e digitalização não somente de equipamentos, mas também envolvendo integração para toda a infraestrutura e processos em operações logísticas”, completa a executiva.
O primeiro veículo customizado do Viva já está em fase de testes na sede da empresa. Batizado de Galileu, ele é o primeiro equipamento autônomo do Brasil para a movimentação de cargas de volume acima de 80 toneladas em áreas industriais, segundo a própria Vix. O Galileu está na categoria quatro de automação na escala da Society of Automotive Engineers (Sae International). Isso significa alta automação, com o veículo atuando em obstáculos mapeados, o que no atual status de desenvolvimento do modelo já dispensa a necessidade de condutor embarcado.