A plataforma digital Simulefrete, desenvolvida para que embarcadores otimizem suas operações de transporte, agregou a função upload e download de tabelas de fretes, que automatiza o cadastramento de tarifas das transportadoras. Segundo a empresa, a novidade agiliza o movimento necessário para a contratação ou avaliação de uma nova transportadora, além de simplificar a atualização de valores com parceiros de transporte que já prestam serviço à empresa.
O diretor da Simulefrete, Marcos Barbosa, conta que hoje muitas empresas realizam os ajustes das informações de cotações de frete manualmente em tabelas de excel para integrar o cálculo de frete, mas é um processo que deve ser feito de forma automática para que as indústrias, e-commerces e embarcadores ganhem agilidade e produtividade na distribuição de mercadorias.
O executivo explica ainda que a nova função traz um diferencial, pois uma vez ajustado o padrão automático, o próprio transportador pode fazer seu cadastramento e atualizações de tarifas. Desta forma, completa, o embarcador precisará realizar somente a conferência e mudança de status da tabela no sistema – fará a liberação da nova tabela para aplicação aos fretes a partir da nova versão estabelecida.
Além disso, reforça a empresa, a simplificação das ações e a gestão do embarcador sobre as tarifas e negociações são registradas pelo sistema. Com a integração com o transportador no manuseio dos dados, cada empresa fica responsável por ações, verificações e validações específicas que aumentam o controle sobre o processo, mas que reduzem o tempo para a finalização de negociações. A empresa ressalta também que esse módulo tem um alto potencial de agilização da rotina de negociações para o time de logística, sem deixar de lado o controle necessário à governança de fretes.