A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anuncia que Em pouco mais de seis meses desde o lançamento dos veículos elétricos já são mais de 16 mil treinamentos realizados junto aos mais diversos públicos. A meta, diz a montadora, é qualificar todos os envolvidos na cadeia para acelerar a introdução da eletrificação.
O projeto de qualificação destaca pontos de atenção a todos, desde a montagem da bateria até o momento em que o veículo é eletrificado, conhecido como comissionamento do veículo de alta voltagem, que é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.
Trata-se, informa a empresa, de uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica, para ensinar a todos como reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto, de acordo com os mais rigorosos testes e certificação necessários a um lançamento histórico como este.
“Olhamos para o ciclo completo do produto. Iniciamos esse esforço pela nossa fábrica, em que todos os colaboradores tiveram uma imersão em eletromobilidade e estamos expandindo a ação”, destaca o supervisor de Treinamento e Desenvolvimento da Rede na VWCO, Eduardo Pignata.
Para atender a demanda, a montadora investiu numa equipe que envolve as mais diferentes áreas, desde Treinamento e Recursos Humanos a Marketing de Produto, Engenharia, Qualidade e Pós-Vendas.
“Em nosso esforço mais recente, trouxemos implementadores de todo o país para aprofundar o nível de conhecimento sobre o produto. E vamos seguir nesse ritmo de conscientização, pois sabemos da importância dessa estratégia em cada virada tecnológica”, pontua o o gerente de Marketing de Produto da VW Caminhões e Ônibus, Bruno Schonhorst.