Aumento da base de clientes ativos e do valor do tíquete médio de vendas contribuiu para bons resultados da empresa
Empresa que opera exclusivamente no varejo eletrônico no Brasil, o Submarino registrou um lucro líquido de R$ 18,7 milhões em 2005, o que representa um crescimento de 192% em comparação a 2004. A receita bruta alcançou R$ 574,2 milhões no acumulado do ano, equivalente a um aumento de 59% em relação ao resultado obtido em 2004.
O bom desempenho da empresa é atribuído à evolução na base de clientes ativos, que registrou um aumento de 48% em relação a 2004, chegando a 1,4 milhão. O tíquete médio de vendas também cresceu e chegou a R$ 222 em 2005, um valor 8% superior em relação a 2004.
O EBITDA, lucro operacional menos despesas extraordinárias, totalizou R$ 44,6 milhões, sendo 10,6% da receita líquida, com crescimento de 68% na comparação com 2004. Esse valor seria maior em R$ 1,7 milhão caso fossem excluídas as despesas extras com o aluguel de dois CDs temporários e outros custos de estoque e serviços a clientes, relacionados ao período do Natal.
Com esta alteração, o EBITDA do quarto trimestre ficaria em R$ 17,9 milhões, 12,9% da receita líquida, e o acumulado do ano subiria para R$ 46,3 milhões, ou 11% da receita líquida. “A partir deste ano, não teremos mais essa despesa, pois já começamos a mudança para um CD com capacidade cúbica cinco vez maior do que o atual”, explica Martin Escobari, diretor de Relações com Investidores do Submarino. As novas instalações terão 19 mil m2 e permitirão que a empresa aumente o nível de automação e melhore a administração de capital de giro.
A companhia revisou a projeção para 2006 e espera obter uma receita bruta entre R$ 833 e R$ 870 milhões, com crescimento entre 45% e 51%, e EBITDA entre R$ 75 e R$ 85 milhões, com crescimento de 68% a 91%, ambos com relação aos valores alcançados em 2005.