A Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), responsável pela manutenção e fabricação de aeronaves, buscou uma parceria com a brasileira Atech para automatizar a gestão da logística interna e conseguiu reduzir o tempo gasto entre a solicitação e a entrega de mercadorias de um dia e meio para apenas três horas.
Para chegar nesse resultado, a plataforma Okto da Atech levou mais agilidade para o monitoramento da operação da OGMA nos seus mais de 60 pontos de transporte por meio da integração da plataforma com os dispositivos móveis utilizados pelos motoristas. Antes da implementação, o controle da movimentação das mercadorias era confirmado em massa por uma empresa terceirizada, que não tinha visibilidade do processo.
“O desafio era ter o controle da movimentação dos produtos e informações confiáveis da operação”, diz Pedro Moreira, supervisor de Logística da OGMA. Em alguns casos, o relatório apontava a entrega de um determinado item em um ponto, mas ele havia sido recebido em outro.
Com a gestão automatizada, a OGMA passou a ter maior visibilidade e rastreabilidade de todo o processo, bem como gestão de eventos de não conformidade. A plataforma Okto oferece controle da operação com dados precisos para a melhor tomada de decisão dos gestores. “A solução Okto garante segurança na entrega das mercadorias, com veracidade das informações, em menos tempo e sem falhas no processo”, ressalta Moreira.
“A nossa plataforma foi desenvolvida para atender à demanda de empresas de diversos setores com uma solução dinâmica, capaz de operar em nível global, gerindo ativos de maneira eficiente e confiável”, explica Jefferson Castro, gerente executivo e head da unidade B2B da Atech. “Para a OGMA, promovemos a otimização do processo logístico interno da empresa para garantir eficiência operacional e melhores resultados”.