A Generix Group, desenvolvedora de soluções de aplicações colaborativas SaaS para a indústria, logística e varejo, anuncia a evolução da ferramenta de gestão de armazéns (WMS) do grupo Carrefour no Brasil para o modo SaaS (Software as a Service). Segundo a empresa, nos próximos dez meses a modificação acontecerá em 12 centros de distribuição (CDs) da rede verejista distribuídos pelo Brasil, incluindo o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de 94 mil m².
Ao todo, mais de 280 mil m² de área de armazenagem serão gerenciados com a solução da Generix em modo SaaS. O Carrefour informa que essa é uma decisão uma vez que o Brasil é o segundo maior mercado, depois da França, seu país de origem. Por isso, o projeto já foi pensado em melhorias, expansões e novas funcionalidades a curto e médio prazos.
A evolução no modo SaaS ajudará o Carrefour, de acordo com a Generix, a criar um modelo central de gestão para toda a rede de CDs. O modelo visa trazer ainda mais agilidade para a melhoria contínua na reformulação da rede logística. Essa uniformização vai facilitar também, informa a desenvolvedora, a evolução dos armazéns existentes ou a abertura de novos e permitir a automação dos processos de cada centro por meio da rede.
As novas funcionalidades da solução devem permitir ainda o crescimento do desempenho com a utilização de novos algoritmos para interliving e slotting. Outra grande vantagem da solução é o módulo labor management, que será mais fácil de monitorar.
Além disso, o projeto inclui a implementação da solução Generix Datapower que irá garantir um uso extensivo de tecnologias de Big Data e análise de dados para o benefício das operações C0 – Public do Carrefour. Isso garante um melhor domínio dos indicadores de desempenho operacionais em tempo real.
“Nossa parceria com o Carrefour é de longa data e ficamos muito satisfeitos em seguir apoiando o grupo nas suas evoluções de mercado, fornecendo soluções altamente escaláveis e que acompanham este crescimento, como o WMS e Datapower. Este grande passo responde à estratégia global do Carrefour de migrar para a nuvem”, comenta o Chief Sales Officer da Generix Group, Julien Boisnet.
Já o diretor de Supply Chain do Carrefour Brasil, Marcelo Lopes, diz que a migração das soluções para o SaaS abre as portas do Carrefour Brasil e mundo para a completa digitalização da Supply Chain. “Isso nos permitirá otimizar nossas operações com a elevada flexibilidade e escalabilidade da solução WMS da Generix Group, que nos acompanha há muitos anos em todo o mundo. Além disso, a expansão para novas funcionalidades, como slotting e triangulação, por exemplo, num futuro próximo é muito mais simples.”