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DHL Express investe em ferramentas eletrônicas

Por Redação em 6 de dezembro de 2005 às 11h44 (atualizado em 28/04/2011 às 15h00)

Objetivo é realizar 90% dos pedidos de coleta de forma eletrônica em 2006

Para aumentar o índice atual de 69% dos pedidos de coleta realizados eletronicamente para 90% em 2006, a DHL Express, prestadora de serviços expressos e de logística, está investindo no aperfeiçoamento de suas ferramentas eletrônicas. Atualmente, os clientes da empresa contam com três sistemas (DHL Connect, Easyship e E-AWB) desenvolvidos internamente, para perfis de clientes distintos.

Para as empresas que executam até dez conhecimentos aéreos por mês, a ferramenta específica de e-commerce é o E-AWB. Trata-se de um sistema 100% web com características bastante funcionais: o software permite preparar e enviar remessas com a emissão do conhecimento aéreo, preparar documentos para remessas internacionais, agendar endereços, arquivar banco de dados, gerenciar envios, imprimir etiquetas e emitir relatórios. A DHL está investindo numa versão mais sofisticada do software e, nos próximos meses, o sistema também permitirá a abertura de contas via web, pagamento por cartão de crédito e cotação de serviços. “Investiremos na possibilidade de rastrear remessas on-line, solicitação de coletas eletronicamente e gerenciamento total da remessa pelo cliente”, afirma Thais Marca, vice-presidente Comercial da DHL Express.

O EasyShip é uma ferramenta de gestão para empresas que trabalham com grandes volumes de envios (mais de 200 conhecimentos aéreos – AWBs – por mês) ou entregas regulares agendadas. O sistema responde às necessidades de cadeias de suprimentos de multinacionais e qualquer negócio com uma função central de envio. “Os benefícios são uma maior precisão com atualização de serviço on-line e validade de entradas de dados de exportação, aumento na visibilidade dos envios em trânsito e melhor controle de processos”, explica Marca. Para o próximo ano, a empresa lançará a nova versão do software, o EasyShip 5.3.

O DHL Connect consiste em um software para gerenciamento e controle dos envios. Com ele, o cliente pode agendar coletas, preparar conhecimentos aéreos para envios de remessas, elaborar faturas comerciais, solicitar materiais de envio e rastrear remessas, além de produzir relatórios. O software é destinado às empresas que emitem de 50 a 200 AWBs por mês. Segundo a executiva, foram realizados 64,6 mil envios com o DHL Connect até setembro deste ano: “Temos mais de 30 mil contas cadastradas para uso deste software”.

Em 2006, uma das novidades para os três sistemas será o lançamento de caixas refrigeradas para remessas, como vacinas, cujo controle da temperatura durante todo o percurso será realizado por meio de chips.

Estratégia de manuseio para brindes

A empresa iniciou no mês passado a operação especial para atender às necessidades das empresas para as operações com brindes e cartões de Natal. Com uma equipe exclusiva de profissionais, a DHL Express assume o processo de ponta a ponta: coleta e recebimento da carga, armazenagem e conferência, montagem de kits, manuseio e preparação de embalagem, emissão de conhecimentos aéreos, etiquetagem automática de acordo com o mailing do cliente e preparação da documentação necessária para os envios domésticos e internacionais. Para atender a essa demanda, foram alugados armazéns nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, em uma operação iniciada em novembro e com término em janeiro. A expectativa é um aumento de 40% no volume de manuseio e entrega de brindes em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a empresa, a tendência de envio de brindes e cartões personalizados torna a operação complexa. “As empresas querem que os seus clientes, ao receberem o brinde, percebam que houve uma intenção individual de presentear”, explica Marca. “O presente precisa chegar ao seu destino intacto, com todas as personificações corretas e, acima de tudo, na data estipulada. Caso contrário, a estratégia de marketing das empresas fica comprometida”, completa a executiva. A operação brindes da DHL Express atende como cidades de origem, no Estado de São Paulo, a capital, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Jundiaí, e as capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador. Nas demais cidades, o serviço é ofertado sob consulta.


www.dhl.com.br

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