A Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia que os modelos Constellation acabam de chegar ao mercado com a nova transmissão automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades. A nova caixa está disponível para as configurações 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 e chegam para proporcionar conforto, segurança e redução no custo operacional. Vale lembrar que os modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca.
“Oferecemos um produto com alta tecnologia embarcada, descomplicada e amigável, que permite ao motorista focar apenas na condução do veículo. Com a nova automação do trem de força, estamos maximizando a segurança, eficiência e disponibilidade dessa nova geração de produtos. Nossas soluções de transporte são desenvolvidas com foco total nas necessidades do nosso mercado e na rentabilidade dos nossos clientes”, afirma o vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus, Rodrigo Chaves.
A nova geração de transmissão automatizada que chega aos modelos conta ainda com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de informações no sistema, o que propicia a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas.
O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central, mantendo a ergonomia da cabine Constellation. E para somar no quesito conforto, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%, auxiliando no bem-estar do motorista a bordo.
Com torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a caixa proporciona robustez e trocas de marchas mais rápidas, com menor interrupção na transmissão do torque. Outra vantagem destacada pela montadora é a engenharia modular da transmissão, que proporciona manutenções mais rápidas e simples.
A nova transmissão chega também com um pacote de funcionalidades sob medida para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional. O Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Caso haja alguma demanda de torque no motor ou os sistemas de freios forem acionados, uma marcha é automaticamente engrenada. Já o Sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível.
O Modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos, enquanto o Kick down, ao pisar fundo no acelerador, possibilita a transmissão reduzir a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. Completa o pacote o Easystart, assistente de partida em rampa.