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DHL aplica óculos de realidade aumentada em operação da Canon

Empresa revela que equipamento reduziu em 60% o tempo de coleta e gerou mais assertividade no processo
Por Redação em 9 de junho de 2020 às 10h11 (atualizado às 10h14)

A DHL Supply Chain e a Canon, multinacional de câmeras, lentes e impressoras, fecharam um acordo e trouxeram para o Brasil o seletor de visão com lentes de realidade aumentada. Os óculos são aplicados na área de armazenagem da divisão de e-commerce de câmeras da Canon no Brasil. O projeto de implantação de realidade aumentada começou em dezembro de 2018, com o desenvolvimento do hardware e da interface em português. Em fevereiro e março de 2019 foram realizados os primeiros testes, com o equipamento entrando em operação completa em abril de 2019.

Agora, as companhias divulgam os primeiros resultados, como uma redução de 60% no tempo médio de coleta. Vale lembrar que além da tecnologia as empresas desenvolveram configurações sistêmicas do software de gestão de armazenagem (WMS) e melhorias no layout operacional.

Há outras vantagens identificadas com a aplicação do equipamento. As empresas destacam, por exemplo, o ganho quanto à assertividade do processo graças à interface mais amigável. O modelo utilizado é o Google Glass Enterprise Edition, executando o seletor de visão xPick, cujo software foi totalmente personalizado para operação com desenvolvimento da provedora de soluções Ubimax.

DHL aplica óculos de realidade aumentada em operação da Canon
Divulgação

Os óculos são utilizados por quatro funcionários simultaneamente, em dois turnos. O equipamento mostra nas lentes as informações do produto que deve ser recolhido, sua localização no armazém e seu local de posicionamento no carrinho de coleta. Os produtos manipulados são registrados com um scanner em formato de anel, deixando as mãos livres.

De acordo com o diretor de Operações da DHL Supply Chain, Norton Batista, o equipamento é fácil de usar, visual e intuitivo, dispondo ainda de recursos de ativação por voz e recomendação dos melhores trajetos dentro do armazém. “Com isso, aprimoramos nossa eficiência operacional, acuracidade de picking e reduzimos erros, tempo de escaneamento e, drasticamente, o período de treinamento de colaboradores”, garante.

A nova tecnologia faz parte, informa o operador logístico, de um projeto que envolveu a renovação antecipada do contrato da DHL com a Canon, a troca da plataforma de gestão e a quase eliminação do uso de papel no trâmite dos produtos dentro do armazém. A DHL presta para a fabricante serviços como recepção, armazenagem e expedição de produtos, etiquetagem e reembalagem, gestão de inventário, e-commerce para câmeras e peças de reposição. No centro de distribuição da DHL, são armazenadas impressoras, plotters e seus suprimentos, câmeras e peças.

Batista revela que há planos de expandir a utilização dos óculos para outras linhas de produtos da Canon no Brasil, especialmente para facilitar a contagem cíclica de inventário. “Além disso, essa tecnologia tem muito potencial no Brasil e estamos conversando com outras empresas interessadas”, diz.

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