A Total Express, empresa de entrega fracionada de pequenas e médias encomendas para qualquer cidade no Brasil, disponibilizou desde a primeira quinzena de agosto uma ferramenta para controle da operação logística em tempo real. Denominada Tex Mobile, a nova ferramenta permite aos funcionários da empresa responsáveis pelas entregas a atualização em tempo real do status de cada encomenda. Tal operação é feita com o acesso direto ao site da Total Express por meio de um aparelho de comunicação móvel.
O tex Mobile foi totalmente desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da própria empresa. A facilidade na operação é apontada como uma das vantagens da ferramenta: antes de sair da empresa com as encomendas, cada funcionário se conecta ao seu aparelho de comunicação móvel, digita um código de informação pessoal e o número do roteiro de entregas. O sistema registra automaticamente a hora em que as encomendas listadas naquela relação estão indo para a rua.
No momento em que o funcionário chega ao endereço de entrega, ele acessa o sistema de rastreamento e informa se a encomenda foi entregue ou se houve algum problema. Se a entrega foi realizada com sucesso, o sistema solicita ao funcionário para informar a quem a encomenda foi entregue.
Em casos de não-conformidade, assim que o rastreamento é atualizado com o problema informado pelo entregador, o sistema gera um e-ticket, isto é, um aviso eletrônico que alerta o cliente sobre o erro ocorrido. O cliente tem a possibilidade de corrigir o erro em poucos minutos, entrando em contato com a base operacional da Total Express e informando os novos dados.
No final do dia, todos os dados atualizados via comunicação móvel são validados e a baixa definitiva é dada pelos supervisores de entrega. "Antes, as atualizações não eram feitas da rua, mas apenas quando o motorista chegava à base. E o cliente recebia a informação apenas no final do dia ou no dia seguinte à entrega", explica Sérgio Brito, gerente Comercial e de Marketing da empresa.
"O diferencial do Tex Mobile é que ele foi desenvolvido internamente, sendo customizado para a operação da Total Express", afirma Sérgio Monteiro Jr., diretor de TI e responsável pelo projeto. "As empresas de distribuição costumam terceirizar esse tipo de serviço e os dados confidenciais trafegam em vários canais, nunca em tempo real. No nosso caso, todas as informações geradas passam diretamente do aparelho portado pelo courier para o nosso sistema, sem intermediários", completa Monteiro.
O projeto foi desenvolvido em dois meses, com um custo de programação aproximado de R$ 70 mil e um investimento em hardware de R$ 20 mil. O custo de conexão dos aparelhos fica em torno de R$ 17 mil mensais e, hoje, 95% dos aparelhos são fornecidos pela Nextel.
Atualmente, o sistema está disponível na Grande São Paulo. O objetivo da empresa é aumentar gradualmente a área de abrangência, já que o Tex Mobile é compatível com todas as tecnologias e as operadoras de comunicação móvel do mundo. "Existem várias empresas que vendem pacotes fechados e nós não queríamos isto, já que atendemos todo o Brasil e diversas operadoras que trabalham aqui em São Paulo não atendem outras regiões do País. Com esta compatibilidade com diversas tecnologias, ficamos livres para trabalhar com qualquer operadora", explica Monteiro. A Total Express tem hoje 9.000 m2 de área para operações de armazenagem, manuseio e roteirização. Cobre 800 cidades e realiza cerca de seis mil entregas diárias.