A Maersk alcançou um aumento de 86% na utilização de seu aplicativo há duas semanas, com um total de 130 mil transações realizadas online. No início deste ano de 2020, o app vinha registrando uma média de 70 mil transações semanais. Com a quarentena global, um recorde de clientes aderiu ao modelo de trabalho remoto por razões de segurança, e a demanda online bateu recorde na Maersk.
“Os clientes estão utilizando o app cada vez mais para rastreamento de contêiner, cronograma de navios, chats ao vivo e taxas de frete de mercado em tempo real para clientes que dependem disso para manter o andamento dos seus produtos e negócios”, analisa Carsten Frank Olsen, head global de e-commerce da Maersk. A ferramenta da companhia gerou R$ 108 bilhões em transações online no acumulado de 2019 e está disponível para usuários de iOS e Android.
A solução também registrou um aumento de pagamentos on-line via cartões de crédito e soluções de smart pay, com R$ 573 milhões de pagamentos em 2020 até meados de abril versus R$ 2,27 bilhões em 2019. Em março, a Maersk lançou novas soluções digitais, como o Maersk Delivery Order, permitindo a liberação de carga, e a calculadora para taxas de imobilização portuária e de sobrestada, além de custos de armazenamento e pagamento online para liberação imediata de contêineres em portos ou depósitos.
A companhia informa que nos últimos três anos tem investido cada vez mais em plataformas digitais para encontrar novas maneiras de simplificar o transporte de contêineres, economizar tempo, reduzir custos e aumentar a transparência para os clientes que transportam mercadorias em todo o mundo.